Fibromialgia passa a ser considerada deficiência em todo país
Rubens Montardo Junior
Mudanças televisivas

A Globo iniciou um processo de reintegração de atores ao seu elenco fixo após identificar, numa pesquisa, que o público sente falta desses reconhecidos profissionais nas produções atuais. Esta decisão representa uma mudança na política de contratações, que desde 2018 havia reduzido drasticamente seu quadro de artistas permanentes com o projeto Uma Só Globo. A emissora planeja estabelecer um grupo de até 100 atores com contratos permanentes, revertendo parcialmente o modelo de contratações por obra. Entre os nomes que podem voltar estão Flávia Alessandra, Marcelo Serrado, Rodrigo Simas, Juliana Paes, Deborah Secco, Carol Castro, Camila Pitanga, Fábio Assunção, Claudia Abreu e Antonio Fagundes. Também estariam nesta lista: Nicolas Prattes, Marjorie Estiano, Paolla Oliveira e Murilo Benício.
Ainda, a Globo decidiu renovar por longo prazo os contratos de artistas que estavam prestes a migrar para o modelo por obra. Este grupo inclui Taís Araujo, Adriana Esteves, Rodrigo Lombardi, Mariana Ximenes, Sophie Charlotte, Cauã Reymond, Arlete Salles, Isadora Cruz, Eduardo Sterblitch, Gabz, Agatha Moreira, Pedro Novaes e Duda Santos. Durante o auge de suas operações, os Estúdios Globo mantinham aproximadamente 450 profissionais com contratos fixos. Com a reestruturação implementada esse número foi reduzido para 45 artistas, representando apenas 10% do total anterior. Mesmo durante o período de redução do elenco fixo, alguns atores veteranos permaneceram contratados pela emissora, como Tony Ramos, Lilia Cabral, Ary Fontoura, Susana Vieira, Mauro Mendonça, Rosamaria Murtinho, Laura Cardoso e Nathalia Timberg.
Tradicionalismo
Nesta semana, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul anunciou investimentos na área cultural, mais especificamente no Tradicionalismo. O programa Avançar Tchê vai destinar R$ 17,7 milhões para fomentar atividades tradicionalistas e incentivar a pesquisa, o ensino e a preservação da cultura gaúcha. Este ano o grande homenageado nos Festejos Farroupilhas é o tradicionalista e consagrado radialista e declamador Darcy Fagundes que estaria completando seu centenário de nascimento. Darcy faleceu em 24/06/1984.
Vacinação
População brasileira deve ficar atenta e zelar pela saúde de todos. Governos têm enfatizado a importância da vacinação em adultos e crianças. As vacinas são gratuitas e evitam o agravamento de casos como, por exemplo, a gripe H1N1 que voltou a apresentar casos em adultos e até crianças estão sendo novamente ameaçadas pelo sarampo e a coqueluche.
Vitória
O ministro Alexandre de Moraes (STF), determinou que volte a valer o decreto do governo federal que aumentou as alíquotas de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Ele apenas suspendeu o trecho que tributava as chamadas operações de "risco sacado". A decisão ainda será submetida ao plenário, que está em recesso e, é uma vitória do governo Lula. O ministro tomou a decisão após a audiência de conciliação entre governo e Congresso não chegar a acordo. Nenhuma das partes cedeu na reunião realizada na terça, dia 15/06, no STF, por isso Moraes teve de agir para solucionar o impasse. O governo editou norma que amplia as alíquotas de IOF e as possibilidades de cobrança deste imposto para determinadas entidades. Ela foi derrubada pelo Congresso na sequência. O Planalto e partidos levaram o caso para o Supremo decidir se a medida era constitucional. A liminar será submetida ao plenário do STF. Ainda não há data definida para isso acontecer, uma vez que a Suprema Corte está em recesso e sem sessões plenárias até agosto.
Deixe seu comentário