Evento
Professor da Unipampa ministra palestras sobre Biomecânica no Chile
Divulgação/Unipampa imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Felipe Pivetta Carpes é docente da Unipampa no Campus Uruguaiana
O professor Felipe Pivetta Carpes, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Uruguaiana, representou a instituição em dois importantes eventos internacionais no Chile. Em outubro, participou do I Congresso Internacional de Educação Física, Ciências do Esporte e do Exercício (tradução livre), realizado de 9 a 11 de outubro de 2024, na Pontificia Universidad Católica de Valparaíso. Já em novembro, foi responsável pela palestra de abertura do evento Asociación Chilena de Ciencias del Movimiento, promovido de 6 a 8 de novembro na Universidad de Antofagasta, Campus Coloso.
Durante o congresso em Valparaíso, Carpes ministrou palestras na Escola de Fisioterapia, abordando as possibilidades que a biomecânica oferece para a formação e atuação de estudantes. Além disso, participou de uma conferência sobre biomecânica aplicada ao esporte e à atividade física. No evento em Antofagasta, apresentou a palestra de abertura intitulada "Do local ao global: construindo pontes para a excelência científica nacional e internacional" (tradução livre), discutindo estratégias de colaboração científica entre países da América Latina e o cenário global.
A relevância da Unipampa no cenário acadêmico internacional também foi destacada pela presença de dois egressos da universidade como docentes na Pontificia Universidad Católica de Valparaíso: Julio Brugnara Mello, graduado em Educação Física, e Willian da Silva, doutor em Ciências Fisiológicas. De acordo com Carpes, a atuação desses profissionais reforça o impacto da formação oferecida pela Unipampa, consolidando laços acadêmicos entre Brasil e Chile.
A participação do professor Felipe Carpes nos eventos reafirma o compromisso da Unipampa com a internacionalização e a disseminação do conhecimento científico. Conforme o professor, essas ações fortalecem as parcerias acadêmicas na América Latina e contribuem para o avanço da ciência, promovendo a excelência na pesquisa brasileira e global.
Sobre o professor
Felipe Pivetta Carpes é docente da Unipampa no Campus Uruguaiana e pesquisador nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele coordena o Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas, orientando mestrados e doutorados na área de Ciências da Saúde. Com graduação em Educação Física e pós-doutorado em Neuroplasticidade e Controle Motor pela Katholieke Universiteit Leuven, na Bélgica, Carpes também é editor associado dos periódicos Journal of Biomechanics e Sports Biomechanics e membro do conselho executivo da Associação Internacional de Biomecânica.
Deixe seu comentário