Tecnologia
Rede municipal trabalha robótica em sala de aula
A robótica educacional e a programação são áreas que têm ganhado cada vez mais importância no contexto escolar. Ainda mais diante do crescimento robusto da tecnologia.De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somente 26,7% das escolas públicas e privadas brasileiras oferecem alguma atividade relacionada à robótica e programação.
Ainda que seja pequena, essa porcentagem representa um aumento significativo em relação aos anos anteriores, o que mostra que as escolas estão cada vez mais interessadas em implementar essas disciplinas no currículo escolar. Em Uruguaiana, a Rede Municipal de Ensino conta com uma ampla abordagem do tema nas escolas.
Atualmente o município possui a robótica educacional em cinco escolas, nas turmas de anos finais. São elas: Escola Municipal Dom Bosco, Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa, Escola Municipal de Ensino Fundamental Jose Francisco, Escola Municipal de Ensino Fundamental Moacyr Ramos Martins e Escola Municipal De Ensino Fundamental Do Complexo Escolar Marilia Sanchotene Felice. As escolas realizam trabalhos de robótica dentro das salas de aula, através da construção de robôs, programação, organização e trabalho em equipe.
A metodologia implementada aos estudantes envolve o contextualizar, momento em que é apresentado aos estudantes uma temática relevante ao seu dia a dia. O construir, a partir da contextualização os estudantes constroem protótipos robóticos para simular tecnologias desenvolvidas pela humanidade ou recursos que inspiram a criação de novas tecnologias.
O experienciar, é neste momento que os estudantes irão testar as possibilidades de programação para que os robôs criem “vida”. Construir a lógica de cada ação que o robô irá executar e analisar a função de cada recurso. Além de compartilhar e construir novas percepções a partir das ferramentas apresentadas. Nesta etapa da aula, as experiências ampliam repertório e inteligência.
E o evoluir, momento em que um grande desafio surge e os estudantes utilizam as experiências e ferramentas aprendidas para solucionar os problemas. A criatividade é a habilidade mais estimulada nesta etapa da aula, além de promover a relação dos conhecimentos, aplicando-os com significado real.
Olimpíadas
No mês de agosto, um grupo de estudantes da Rede Municipal participou em São Leopoldo da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), onde tiveram a oportunidade de vivencias aprendizagens, visualizando e entendendo como funciona a competição. “Fomos com visitantes e com o intuito de conhecer o evento e nos prepararmos para participar como competidores no ano que vem. Esse ano teremos o primeiro torneio de robótica do município, então é necessário que eles tenham esse contato”, afirma o coordenado de Robótica Educacional do município, Felipe Carvalho.
Deixe seu comentário