URUGUAIANA JN PREVISÃO

Fronteiras e Divisas Seguras

Encontro da Segurança Pública discute estratégias para reforço nas fronteiras

Gil Pinheiro - Evento será realizado nesta terça-feira, no Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Uruguaiana.

Nesta terça-feira, 14/10, às 10h, o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros, sediará uma importante reunião da Operação Fronteiras e Divisas Seguras, promovida pela Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS). 

O encontro tem como objetivo alinhar ações e estratégias para a execução das operações simultâneas que serão deflagradas nas próximas semanas, conforme o planejamento integrado entre diferentes forças de segurança. 

Participam da iniciativa os seis comandos regionais de fronteiras e divisas da Brigada Militar, além das unidades especializadas, como o Batalhão de Polícia de Choque, o Comando Rodoviário, o Comando Ambiental, o Batalhão de Aviação, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Batalhão de Polícia Fazendária (BPF). 

A operação também conta com o apoio das Forças Armadas, Polícia Civil, Polícia Federal, Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes transfronteiriços. Representantes das polícias militares de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul também estarão envolvidos, por meio do Departamento de Operações de Fronteira (DOF). 

Síntese do evento 

O caráter internacional da operação é reforçado pela participação das polícias das províncias argentinas de Missiones e Corrientes, da Gendarmería Nacional Argentina, da Prefectura Naval Argentina, além de unidades da Polícia Nacional do Uruguai, consolidando um ambiente de cooperação técnica e operacional entre os países vizinhos. 

De acordo com a SSP, a ação reedita as edições anteriores realizadas em 2023 e 2024, com foco em fortalecer a integração entre os órgãos de segurança dos estados e países que compartilham fronteiras com o Rio Grande do Sul. A proposta é intensificar a prevenção e repressão a crimes transfronteiriços, além de ampliar o intercâmbio de informações e conhecimento entre as forças participantes. 

Antes do início da reunião, a partir das 9h40, o Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Extremo Oeste e o Subcomandante-Geral da Brigada Militar estarão disponíveis para entrevistas com a imprensa. No início do encontro, será permitido o registro de imagens. 


Encontro da Segurança Pública discute estratégias para reforço nas fronteiras Anterior

Encontro da Segurança Pública discute estratégias para reforço nas fronteiras

Operação “Último Gole” tem segunda fase com prisões e menores apreendidos Próximo

Operação “Último Gole” tem segunda fase com prisões e menores apreendidos

Deixe seu comentário