Fronteiras e Divisas Seguras
Encontro da Segurança Pública discute estratégias para reforço nas fronteiras

Gil Pinheiro - Evento será realizado nesta terça-feira, no Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Uruguaiana.
Nesta terça-feira, 14/10, às 10h, o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros, sediará uma importante reunião da Operação Fronteiras e Divisas Seguras, promovida pela Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS).
O encontro tem como objetivo alinhar ações e estratégias para a execução das operações simultâneas que serão deflagradas nas próximas semanas, conforme o planejamento integrado entre diferentes forças de segurança.
Participam da iniciativa os seis comandos regionais de fronteiras e divisas da Brigada Militar, além das unidades especializadas, como o Batalhão de Polícia de Choque, o Comando Rodoviário, o Comando Ambiental, o Batalhão de Aviação, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Batalhão de Polícia Fazendária (BPF).
A operação também conta com o apoio das Forças Armadas, Polícia Civil, Polícia Federal, Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes transfronteiriços. Representantes das polícias militares de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul também estarão envolvidos, por meio do Departamento de Operações de Fronteira (DOF).
Síntese do evento
O caráter internacional da operação é reforçado pela participação das polícias das províncias argentinas de Missiones e Corrientes, da Gendarmería Nacional Argentina, da Prefectura Naval Argentina, além de unidades da Polícia Nacional do Uruguai, consolidando um ambiente de cooperação técnica e operacional entre os países vizinhos.
De acordo com a SSP, a ação reedita as edições anteriores realizadas em 2023 e 2024, com foco em fortalecer a integração entre os órgãos de segurança dos estados e países que compartilham fronteiras com o Rio Grande do Sul. A proposta é intensificar a prevenção e repressão a crimes transfronteiriços, além de ampliar o intercâmbio de informações e conhecimento entre as forças participantes.
Antes do início da reunião, a partir das 9h40, o Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Extremo Oeste e o Subcomandante-Geral da Brigada Militar estarão disponíveis para entrevistas com a imprensa. No início do encontro, será permitido o registro de imagens.
Deixe seu comentário