URUGUAIANA JN PREVISÃO

LUTA

Seduc premiará iniciativas antirracistas nas escolas

Divulgação - Professores, estudantes e equipes diretivas podem concorrer ao prêmio Dra. Petronilha Beatriz

Professores, integrantes de equipes diretivas e estudantes da Rede Estadual de ensino têm até a quarta-feira, 1º/10, para se inscrever no prêmio Dra. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. A iniciativa, promovida pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), visa reconhecer ações pedagógicas voltadas à educação antirracista. As inscrições devem ser realizadas pelo Portal da Educação. 

Podem concorrer projetos implementados entre janeiro de 2022 e maio de 2025, que demonstram alinhamento com os princípios de equidade racial, combate ao racismo e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, incluindo o ensino das culturas afro-brasileira, africana e indígena. Serão consideradas práticas, ações e projetos com resultados positivos e significativos no contexto escolar.  

Categorias e critérios 

O prêmio contempla três categorias: Ações de Gestão Pedagógica, que é voltada a membros da equipe diretiva, com grupos de até cinco integrantes, focados na gestão escolar e implementação de políticas educacionais; Ações Pedagógicas de Docentes, destinada a professores de todas as etapas e modalidades, com grupos de até dez membros, voltada à melhoria das práticas pedagógicas e curriculares; e Ações Pedagógicas Estudantis, que são projetos elaborados por estudantes com participação ativa, acompanhados por um docente orientador, em grupos de até dez integrantes. 

Os critérios de avaliação incluem promoção da inclusão, valorização da diversidade, impacto na comunidade escolar, sustentabilidade e replicabilidade. 

Premiação e calendário 

Os vencedores serão homenageados durante o 3º Encontro Estadual de Educação Antirracista 2025. O 1º lugar receberá uma viagem para um país africano; o 2º, ao Quilombo dos Palmares (AL); e o 3º, um percurso negro em Porto Alegre, com participação em evento nacional de educação antirracista. O resultado preliminar sai em 21 de outubro, com período para recursos de 22 a 28 do mesmo mês. A divulgação final será em 3 de novembro. 

Petronilha Beatriz 

Nascida em 1942 em Porto Alegre, Petronilha Beatriz é educadora, pesquisadora e ativista, com carreira marcada pelo combate ao racismo e promoção da educação inclusiva. Contribuiu para a implementação da lei 10.639/03, regulamentando o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas, e participou da elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. 

Uruguaiana integra levantamento nacional sobre educação infantil Anterior

Uruguaiana integra levantamento nacional sobre educação infantil

Escolas têm até 23 de outubro para corrigir dados Próximo

Escolas têm até 23 de outubro para corrigir dados

Deixe seu comentário