URUGUAIANA JN PREVISÃO

Feminicídio

Feminicídio em alta? 90% das mulheres acreditam que sim

Freepik/Reprodução da internet imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Pesquisa relacionada às denúncias de feminicídio conta com 1.353 mulheres de todo o país.

O resultado da pesquisa realizada pelo Instituto Patrícia Galvão em parceria com a Consulting do Brasil, expôs que nove a cada dez mulheres, a partir dos 18 anos, acreditam que os crimes contra o gênero aumentaram nos últimos cinco anos. O estudo, intitulado “Medo, ameaça e risco: percepções e vivências das mulheres sobre violência doméstica e feminicídio” contou com 1.353 mulheres que participaram do questionamento.  

O levantamento também mostrou que 60% delas creem na sensação de impunidade para os crimes de feminicídio cresceram pelos ex/atuais parceiros, 32% acreditam no machismo e violência, 7% delas pela cobertura sensacionalista na imprensa e redes sociais e apenas 1% em outras situações.  

Em relação às denúncias para esse tipo de caso, o medo de acusar o abusador é maior, sendo que para apenas 20% das mulheres, os homens que cometem os crimes são presos. A ampla maioria das entrevistadas admite que se a mulher ameaçada contasse com o apoio do Estado, se sentiriam mais seguras. Segundo elas, a maioria dos policiais não acredita na seriedade das denúncias e no risco percorrido pela vítima. 

 Assim, segundo 8 a cada 10 mulheres selecionadas para essa pesquisa, todo crime de feminicídio pode ser evitado com a proteção e acolhimento efetivo do Estado e apoio da sociedade. Nessa constante, as redes sociais têm um papel fundamental para conscientização e mobilização de denúncias contra o feminicídio.   

Para a Central de Atendimento à Mulher, disque 180. Denuncie.  


Uruguaiana teve aumento no número de empregos formais Anterior

Uruguaiana teve aumento no número de empregos formais

Prefeitura fará feriadão de carnaval Próximo

Prefeitura fará feriadão de carnaval

Deixe seu comentário