URUGUAIANA JN PREVISÃO

todos os tipos

Banco de Sangue Municipal precisa de doações

Gabriela Barcellos/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Coletas ocorrem das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira

O Hospital Santa Casa de Uruguaiana (HSCU) segue com doações baixas para seu banco de sangue. Em janeiro, a quantidade de transfusões foi de 170 e de doações, 190, revelando o pouco número de voluntários para a coleta. No mês de fevereiro, os índices permanecem abaixo, com as doações em 168 e transfusões diminuindo para 165.

De acordo com a enfermeira Mari Naziazeno, responsável técnica do Banco de Sangue, a busca é por todas as tipagens sanguíneas. O sangue que requer maior demanda continua sendo o O-, considerado o doador universal, ou seja, que pode ser transfundido em pessoas com qualquer tipo sanguíneo, sem quaisquer riscos ou danos à saúde.

É importante ressaltar que, em tempos de preparação para as festividades de Carnaval, o banco de sangue precisaria estar em condições normais de quantidade de doações. O risco de acidentes de trânsito, emergências médicas e outros incidentes tende a aumentar, fazendo com que a demanda se eleve.

Como doar

O Banco de Sangue Municipal está localizado junto ao Hospital da Santa Casa de Uruguaiana, na Rua Domingos de Almeida, 3801, bairro São Miguel. As coletas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, e demais atendimentos ao público até as 17h50.

As tipagens aceitas são O+, O-, A+, A-, B+, B-, AB+ e AB-. Para doar, é importante:

  • Trazer documento oficial de identidade com foto;
  • Ter entre 18 e 69 anos (menores de idade a partir dos 16 anos podem doar somente com autorização e acompanhamento de um responsável);
  • Pesar 50 kg ou mais;
  • Estar saudável;
  • Não estar em jejum;
  • Não ter consumido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas ou cigarro nas últimas três;
  • Estar descansado.


Onda de calor extremo transforma hábitos de consumo Anterior

Onda de calor extremo transforma hábitos de consumo

PEC da escala 6x1 avança na Câmara Próximo

PEC da escala 6x1 avança na Câmara

Deixe seu comentário