Educação
Escolas podem se inscrever para receber ensino em tempo integral

REPRODUÇÃO INTERNET imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - As secretarias de Educação devem criar uma Política de Educação em Tempo Integral e submetê-la ao Conselho de Educação.
O MEC abriu inscrições para que novas escolas e instituições se inscrevam de forma voluntária. Atualmente, Uruguaiana conta com seis escolas estaduais que oferecem ensino em tempo integral.
Na quarta-feira, 26/02, o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE) iniciaram a consulta pública sobre as diretrizes para a educação em tempo integral, com o objetivo de ampliar a participação social. Em Uruguaiana, várias escolas estaduais já aderiram ao programa, que faz parte do Plano Nacional de Educação (PNE) e visa ampliar o tempo de aprendizado, oferecendo mais atividades pedagógicas, culturais e esportivas.
A implementação do programa é de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação. Na 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ª CRE), que abrange Uruguaiana e a Fronteira Oeste, 12 escolas foram selecionadas para integrar a iniciativa. Segundo a coordenadora regional de Educação, Alfonsina Guedes de Moura, essa seleção é um "passo importante para fortalecer o ensino integral na região". Nessas instituições, os alunos permanecem por sete horas diárias, participam de atividades curriculares e recebem três refeições ao longo do dia.
A adesão ao programa é voluntária e está aberta a estados, municípios e ao Distrito Federal. Para participar, as secretarias de educação devem criar uma Política de Educação em Tempo Integral e submetê-la ao conselho de educação. A seleção das escolas leva em consideração critérios como infraestrutura, demanda local e alinhamento com as diretrizes do programa, priorizando contextos de vulnerabilidade social e baixo desempenho educacional.
Em Uruguaiana, seis escolas da rede estadual oferecem Ensino em Tempo Integral: a EEF Ernesto Dornelles (para o Ensino Fundamental, 1º ao 5º ano) e o Ciep - Embaixador João Baptista Lusardo (do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental). Além de Uruguaiana, as cidades de Alegrete, Itaqui e Manuel Viana também participam do programa, com 4, 1 e 1 escola, respectivamente.
Como parte do avanço do programa, em 2025, o Rio Grande do Sul expandirá a oferta de ensino integral para 90 novas escolas em 68 municípios, totalizando 296 escolas de Ensino Médio em tempo integral. A meta é que, até 2026, 50% das escolas estaduais adotem esse modelo.
Escolas que aderiram ao Ensino Médio em Tempo Integral:
Uruguaiana:
- Colégio Estadual Dr. Roberval Beheregaray Azevedo
- Ciep - Embaixador João Baptista Lusardo
- EEEM Dr. João Fagundes
- EEEM Senador Salgado Filho
- EEEM Mal. Cândido Rondon (última a aderir)
Alegrete:
- EEEM José Bonifácio (Ensino Médio)
- EEEB Dr. Lauro Dornelles (Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano)
- Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha (Ensino Médio)
- EEEM Dr. Romário de Araújo (Ensino Fundamental e Médio - 1º ao 5º ano)
Itaqui:
- EEEF Felipe Nery de Aguiar (Ensino Fundamental - 1º ao 9º ano)
Manuel Viana:
- EEEF Salgado Filho (Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano)
Deixe seu comentário