Festival Internacional de Teatro chega mais cedo este ano em Uruguaiana
Clima
Onda de calor extremo transforma hábitos de consumo

Ilustração/Pexels imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - As vendas de frutas cresceram 15% neste período
As altas temperaturas registradas nos últimos dias têm impactado diretamente os hábitos da população, incentivando a prática de exercícios leves e o aumento do consumo de frutas, verduras e muita água.
Com termômetros marcando 37ºC e sensação térmica superior a 40ºC, cresce a busca por alimentos e bebidas mais refrescantes. No comércio alimentício, as vendas de frutas frescas e verduras dispararam, assim como a demanda por líquidos, como sucos, refrigerantes e, principalmente, água.
O diretor comercial da rede de supermercados Baklizi, Ismael Baklizi, destaca que as vendas de frutas cresceram 15% nesse período, com destaque para melão e melancia. No entanto, ele também aponta uma perda significativa de 50% nas hortaliças devido ao calor intenso nas estufas. “Nas bebidas, observamos um aumento de 25% nas compras”, acrescenta.
A nutricionista Glaura Fernandes reforça a importância de priorizar alimentos mais leves durante ondas de calor. “Para manter a temperatura corporal equilibrada, faça refeições menores ao longo do dia e evite refeições muito pesadas no almoço.” Ela também alerta sobre o consumo excessivo de cafeína e bebidas açucaradas. “Inclua água de coco e sucos naturais sem açúcar para repor eletrólitos e evite café, bebidas alcoólicas e açucaradas, pois aumentam a perda de líquidos.”
As mudanças nos hábitos já são perceptíveis no dia a dia. A dona de casa e mãe Carlise Biasi conta que alterou sua rotina alimentar devido às altas temperaturas. “Estamos consumindo muito mais água e evitando comidas gordurosas. Tenho priorizado alimentos mais frescos e saudáveis também.”
A aposentada Carmem Barcellos também notou mudanças. “Aqui em casa, aumentamos o consumo de frutas, especialmente as que podemos usar para sucos, e verduras.” Além disso, ela destaca que tem bebido mais água e adotado alternativas aos refrigerantes. “A água com gás nos ajudou a reduzir o consumo de refrigerante, e estamos optando por refeições mais leves, evitando pratos como arroz e feijão.”
Enquanto as temperaturas seguem elevadas, pequenas mudanças na rotina podem ajudar a enfrentar o calor: beber bastante água, usar protetor solar e manter uma alimentação equilibrada são algumas das principais recomendações para os próximos dias.
Deixe seu comentário