SAÚDE
Testes rápidos estão disponíveis em todas as ESFs de Uruguaiana
Ilustração/Freepik imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Os testes podem ser realizados por pessoas de qualquer idade
O Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica que permite a realização de testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como HIV, hepatites virais e sífilis, em farmácias autorizadas. Essa medida visa facilitar o acesso à testagem e é parte dos esforços para eliminar essas infecções até 2030, conforme compromissos internacionais. Globalmente, há 39,9 milhões de pessoas vivendo com HIV, e no Brasil, estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas estejam infectadas.
De acordo com Draurio Barreira, diretor do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, “a execução de testes rápidos por farmácias autorizadas amplia o acesso à testagem, especialmente para aqueles que não buscam ou não têm acesso aos serviços de saúde do SUS”.
Os testes poderão ser realizados por pessoas de qualquer idade. Crianças menores de 12 anos precisarão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. Adolescentes de 12 a 18 anos poderão ser testados desacompanhados se avaliado que estão em condições adequadas para compreender e aceitar o resultado.
A nota técnica também reitera a decisão da Anvisa de que os testes rápidos em farmácias servem como triagem e não diagnóstico final. Caso o resultado seja positivo, a vigilância epidemiológica deve ser notificada e o diagnóstico definitivo deve ser realizado em um serviço de saúde autorizado.
Em Uruguaiana, a secretária de Saúde, Suzile Pivetta, destaca que os testes rápidos estão disponíveis gratuitamente em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs). Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde realiza mutirões e campanhas para oferecer os testes em locais e datas variadas, ampliando o acesso à população. “Importante frisar para a nossa população que é possível realizar os testes de forma rápida, segura e totalmente gratuita em qualquer posto de saúde do município” finalizou a Secretária de Saúde.
Deixe seu comentário