URUGUAIANA JN PREVISÃO

Dia do Doador

Banco de Sangue cria ações para manter estoque

Gabriela Barcellos/HSCU/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Coletas são realizadas das 8h às 13h- Gabriela Barcellos - HSCU

No próximo dia 14, domingo, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, data estabelecida em 2014 pela Organização Mundial da Saúde. 

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem hoje 3,3 milhões de doadores de sangue, o que representa cerca de 1,6% da população. O índice está dentro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de que pelo menos 1% da população pratique o ato. No entanto, para que os hemocentros mantenham um estoque seguro o recomentado é de 3% a 5% da população. Logo, o Brasil está bem aquém do indicado.

Em Uruguaiana, o Banco de Sangue do Hospital Santa Casa conta com aproximadamente 12,7 mil doadores cadastrados, o que representa cerca de % 9,7% dos 130 mil habitantes. No entanto, nem todos são os chamados doadores de repetição - que doam com frequência, sendo que alguns doaram apenas uma vez. Desde março, com o início da pandemia pelo novo coronavírus, a instituição tem recebido uma média de 240 doações por mês. Houve redução e a instituição vem realizando campanhas para manter o estoque para assistência da demanda. O estoque atualmente é confortável, mas as ações de promoção são contínuas para manutenção.

Justamente focado em manter as doações suficientes, o Banco de Sangue tem buscado parcerias para realização de coletas externas e doações 'em massa', como as firmadas com a Unipampa, Garupa e Exército Brasileiro. E vem trabalhando ainda com o agendamento prévio de doações, o que impede que haja aglomeração no local. Se destaca ainda a logística da unidade. O Banco de Sangue conta com entrada independente e o setor é isolado do restante do hospital, ficando, portanto, sem o contato com o ambiente hospitalar propriamente dito. O horário de coleta e das 8h às 13h.

Regras para doação de sangue

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, que pesem mais de 50 Kg. Menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Pessoas com suspeita de covid-19, febre, gripe, resfriado, diarreia, além de mulheres grávidas ou no período pós-parto, estão temporariamente impedidos de doar.

É preciso estar bem alimentado e descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas), não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas ou cigarro nas últimas três horas, e não ter feito tatuagens ou piercings nos últimos 12 meses.

Homens podem doar a cada dois meses e mulheres a cada três meses. Para homens a frequência máxima é de quatro doações por ano e para mulheres, de três.

Quem pode doar para quem

Tipo A+: Pode doar para AB+ e A+. Pode receber de A+, A-, O+ e O-.

Tipo A-: Pode doar para A+, A-, AB+ e AB-. Pode receber de A- e de O-.

Tipo B+: Pode doar para B+, AB+. Pode receber de B+, B-, O+ e O-.

Tipo B-: Pode doar para B+, B-, AB+ e AB-. Pode receber de B- e O-.

Tipo AB+: Pode doar para AB+. Pode receber de todos.

Tipo AB-: Pode doar para AB+ e AB-. Pode receber de A-, B- e AB-.

Tipo O+ Pode doar para A+, B+, O+ e AB+. Pode receber de O+ e O-.

Tipo O-: Pode doar para todos. Pode receber de O-.


Santa Casa assume gestão da UPA Anterior

Santa Casa assume gestão da UPA

OMS afirma que pacientes assintomáticos transmitem covid-19 Próximo

OMS afirma que pacientes assintomáticos transmitem covid-19

Deixe seu comentário