Água
BRK Ambiental realiza ação de melhoria no sistema de abastecimento
BRK Ambiental imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Com foco na melhoria e modernização do sistema de abastecimento de água de Uruguaiana, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de saneamento básico no município, irá realizar ação programada no sistema de abastecimento de água com o objetivo de avançar no combate a perdas na rede de distribuição da cidade.
Na próxima segunda-feira, 30/11, a partir das 23 horas, será realizado o teste de estanqueidade de uma nova adutora, tubulação de PVC DEFOFO ? 300 mm, que funcionará a partir da ETA-Uruguaiana até o Reservatório Dr. Maia.
O trabalho está programado para ser realizado durante a madrugada para que o eventual desabastecimento de trechos da rede de distribuição durante este processo não afete a rotina dos clientes na manhã seguinte.
A intervenção faz parte do Plano de Investimentos da Concessionária, sendo mais uma das etapas do Programa de Redução de Perdas, além de possibilitar maior disponibilidade de vazão para abastecimento da região denominada Zona Alta, que compreende os bairros localizados nas partes mais altas da cidade e mais distantes da Estação de Tratamento de Água.
Complementarmente, o Programa de Redução de Perdas contará ainda com a implantação de uma nova estação de bombeamento de água tratada, mais eficiente e com o que há de tecnologia mais moderna disponível no mercado. Ao final do plano de investimentos o sistema passará a ter canalizações independentes para cada região, setorizando a distribuição e permitindo equilibrar a pressão por toda a malha da rede, trazendo maior estabilidade para o abastecimento de água.
"O Programa de Redução de Perdas de um sistema de distribuição de água potável é uma das ações mais importantes para qualidade do serviço prestado ao cliente e eficiência de toda a operação. Os vazamentos que são rotineiramente reparados por equipes especializadas são provocados por rompimentos das tubulações, o que ocasiona falta de água e baixa de pressão pontualmente.
O objetivo final do Programa de Redução de Perdas não se restringe a fazer o reparo dos vazamentos de forma mais ágil; o fundamental é investir para que os vazamentos deixem de ocorrer", explica Cleber Renato, novo Diretor do Contrato de Concessão em Uruguaiana-RS.
Deixe seu comentário