Nesta segunda-feira, 6/10, o município deu início à campanha “Bora Atualizar a Caderneta de Vacina”, com o objetivo de garantir que crianças e adolescentes menores de 15 anos mantenham a imunização em dia. A iniciativa envolve todas as Estratégias Saúde da Família (ESFs) e a Sala de Vacina Central, seguindo o calendário nacional de vacinação até 31/10, com foco na prevenção de doenças como sarampo, meningite e difteria. 

O destaque será o Dia D, em 18/10, quando todas as unidades de saúde funcionarão em horário estendido, oferecendo vacinação e serviços de saúde da mulher. Na Sala de Vacina Central, atividades recreativas marcarão a ocasião. Durante todo o mês, também haverá ações itinerantes e vacinação em escolas, ampliando o acesso da população e incentivando a atualização das carteiras de vacinação. 

As equipes de saúde realizarão atendimento em horário estendido na Sala de Vacina Central nesta quarta-feira, 8/10, e nos dias 15, 22 e 29, das 18h às 21h, além de verificar cadernetas e aplicar vacinas em crianças e adolescentes nas escolas, conforme disponibilidade das equipes. 

Entre as ações escolares, haverá vacinação itinerante com pontos montados em diferentes instituições: o primeiro deles foi a Escola Municipal de Ensino Básico Marília Sanchotene, que recebeu a ação nesta terça-feira, 7/10, e volta a receber na quinta-feira, 9/10); Escola Rui Barbosa, nos dias 14 e 16; escola municipal de ensino fundamental Moacyr Ramos Martins, nos dias 21 e 23; e escola municipal de  educação infantil Tia Nina, nos dias 29 e 30), atendendo a comunidade das 16h às 18h30. A Semana da Criança, de 13 a 18/10, contará com atividades recreativas na Sala de Vacina Central, enquanto o Dia Rosa, em 25/10, terá ênfase na vacinação contra HPV, das 09h às 13h. 

Segundo a secretária de Saúde, Dra. Ane Barreto, a campanha de vacinação protege cada criança individualmente e fortalece a saúde coletiva. A iniciativa busca atingir 100% das crianças e adolescentes com imunização em dia, promovendo prevenção contínua e conscientização sobre cuidados com a saúde pública. 

Combinando vacinação em ESFs, ações escolares, horários estendidos e atividades recreativas, o município reforça estratégias preventivas e amplia a cobertura vacinal, garantindo proteção à comunidade e manutenção do controle epidemiológico de doenças preveníveis. 

Cronograma: 

  • Vacinação em horário estendido na Sala de Vacina Central nos dias 08, 15, 22 e 29/10, das 18h às 21h; 
  • Vacinação nas escolas, com equipes das ESFs verificando a situação vacinal e aplicando vacinas em crianças e adolescentes a partir de 9 anos, além da verificação de caderneta para menores de 9 anos, conforme disponibilidade das equipes; 
  • Vacinação itinerante, com pontos montados nas seguintes escolas, das 16h às 18h30: 
  • 07 e 09/10 – EMEB Marília Sanchotene Felice 
  • 14 e 16/10 – EMEB Rui Barbosa 
  • 21 e 23/10 – EMEF Moacyr Ramos Martins 
  • 29 e 30/10 – EMEI Tia Nina; 
  • Dia D de vacinação, em 18/10: todas as ESFs funcionarão em horário estendido, com vacinação e atendimentos de saúde da mulher. Na Sala de Vacina Central, haverá atividades recreativas; 
  • Semana da Criança, de 13 a 18/10, com atividades recreativas na Sala de Vacina Central; 
  • Dia Rosa, em 25/10, com a Sala de Vacina Central aberta das 09h às 13h, oferecendo vacinas do calendário básico, com ênfase na vacinação contra HPV.