URUGUAIANA JN PREVISÃO

Vendas

Comércio na expectativa com o Dia dos Namorados

Jairo Souza/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O Dia dos Namorados está se aproximando, é nesta sexta-feira, 12/6, e com a data, cresce a expectativa dos comerciantes para aquecer as vendas. Ainda mais depois das lojas terem ficado de portas fechadas por quase 30 dias, devido a pandemia de coronavírus.

Pesquisa da Fecomércio-RS, divulgada no último dia 1º, aponta que mesmo economizando ou evitando sair de casa em virtude da pandemia do novo coronavírus, 62,3% dos entrevistados anunciaram que irão comprar presentes na data. Entre os que disseram que não iriam adquirir presentes, 18,1% apontaram a Covid-19 como causa. A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 25 de maio, por telefone em virtude das medidas de isolamento, nas cidades de Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas.

Em comparação com o Dia dos Namorados de 2019, a maioria (52,3%) dos entrevistados apontou que tem a intenção de gastar valor menor ao desembolsado no ano anterior. Essa queda do consumo sofreu forte influência dos efeitos econômicos do coronavírus. Entre os entrevistados, 51,4% indicaram ter alterado a decisão de gasto em virtude da crise da covid-19. Entre os entrevistados, 63,1% indicaram ter sua renda reduzida em função da pandemia.

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Uruguaiana (Sindilojas), - entidade vinculada ao Fecomércio-RS -, Read Barakat, a expectativa é sempre a melhor possível para as vendas. Além disso, Barakat acredita que há sim uma redução no valor do presente neste ano. "Acredito ainda que os clientes estão procurando produtos mais acessíveis, preços mais baratos", explica.

O comércio de Uruguaiana também está autorizado a funcionar nesta quinta-feira, 11/6, feriado de Corpus Christi, conforme cláusula 33ª da Convenção Coletiva de Trabalho firmada em 13 de dezembro de 2019, junto ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Uruguaiana.

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) também projeta que, apesar da diminuição do poder de consumo, os casais enamorados vão buscar presentes e lembranças para marcar o 12 de junho. "Mesmo assim, projetar algum percentual comparativo em relação a mesma data de 2019 fica muito difícil diante da inusitada situação mundial", diz nota da FCDL divulgada no site da Federação.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uruguaiana (CDL), João Batista Saldanha, disse que mesmo com as dificuldades enfrentadas, a expectativa é positiva. "Esperamos um movimento maior nesta data, se equipararmos com o Dia das Mães, por exemplo. O comércio estará aberto no feriado de Corpus Christi, o que reforça a ideia de um melhor movimento para este Dia dos Namorados", ressalta. Além disso, Saldanha disse que "outro ponto é o setor alimentício, em especial, bares e restaurantes que já estão com uma grande procura por reservas, mesmo com as suas capacidades de atendimento reduzidos".

Sobre os produtos mais vendidos até o momento, o presidente listou que são os da linha de confecção, calçados e de tecnologia, como smartphones. Questionado sobre uma estimativa de queda nas vendas, devido ao momento delicado, Saldanha enfatizou que "ainda não conseguimos condensar esses números, porém, com certeza o déficit é muito grande, se compararmos o mesmo período, no ano passado".


OMS afirma que pacientes assintomáticos transmitem covid-19 Anterior

OMS afirma que pacientes assintomáticos transmitem covid-19

Uruguaiana tem mais um caso de coronavírus Próximo

Uruguaiana tem mais um caso de coronavírus

Deixe seu comentário