Volta às aulas
Prefeitura deve não aderir ao calendário do Governo
Jairo Souza/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A Prefeitura de Uruguaiana decide nesta sexta-feira, 4/9, a adesão ou não ao calendário de volta às aulas proposto pelo Governo do Estado. Em entrevista ao CIDADE, a secretária Municipal de Educação (Semed), Maria Helena Bairros Machado, adiantou que, provavelmente, o município não irá aderir ao calendário, que prevê o retorno pela Educação Infantil, já na próxima terça-feira, 8/9.
Segundo a secretária, na manhã desta quarta-feira, 2/9, a Semed se reuniu com o Ministério Público, e apresentou dados, como por exemplo, o alto índice de servidores afastados devido a pandemia de coronavírus. Conforme Maria Helena, entre servidores e professores, cerca de 30% dos trabalhadores da Rede Municipal é do grupo de risco.
Nesta quinta-feira, 3/8, ainda há uma reunião com o Centro de Operações de Emergência (COE), de forma online, para tratar do calendário escolar. Na sexta, 4/8, é a vez da Comissão de Planejamento Estratégico se reunir, quando haverá a decisão sobre a retomada ou não das atividades letivas presenciais.
Maria Helena citou ainda a fase que Uruguaiana se encontra na pandemia, como um momento não adequado para o retorno. "O objetivo principal do município é preservar a saúde dos servidores e alunos", ressaltou. A Rede Municipal de Ensino tem aproximadamente 13 mil alunos, sendo que 5.700 são da Educação Infantil, que compreende a creche e a pré-escola.
A secretária disse que o município estuda um retorno presencial, mas pelo ensino fundamental e não pela educação infantil, como prevê o calendário do Governo Estadual.
Entenda
Na terça-feira, 1º/9, o Governo do Estado apresentou a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) o novo calendário de retorno das aulas presenciais no Rio Grande do Sul. Conforme a proposta, a retomada será pela Educação Infantil a partir do dia oito de setembro, seguido do Ensino Superior e Médio, Ensino Fundamental anos finais e, depois, anos iniciais. A Famurs se manifestou contrária a volta às aulas neste momento.
O calendário irá valer apenas para as regiões que estiverem em bandeira amarela e laranja ou que estiverem há pelo menos duas semanas nas bandeiras amarela e laranja. Os municípios, instituições e transporte escolar deverão seguir os protocolos sanitários estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde.?
Educação infantil: 8 de setembro
Ensino Superior e Médio: 21 de setembro (no entanto, a rede estadual retorna apenas em 13 de outubro)
Ensino Fundamental - anos finais: 28 de outubro
Ensino Fundamental - anos iniciais: 12 de novembro
Deixe seu comentário