URUGUAIANA JN PREVISÃO

Covid-19

Acordo sanitário binacional é ampliado

A ampliação do acordo sanitário entre o Brasil e Uruguai foi tema de videoconferência nesta quarta-feira, 26/8, com autoridades dos dois países, dentre elas, o embaixador do Brasil no Uruguai, Antonio Simões. 

O acordo, agora ampliado, prevê ações envolvendo os planos sanitário e epidemiológico na área de abrangência da fronteira entre os municípios de Quaraí e Barra do Quaraí, no Brasil, e Artigas e Bella Union, no Uruguai. Em 26 de julho foi assinado um programa-piloto entre Santana do Livramento e Rivera, considerado o primeiro convênio entre países latino-americanos para o enfrentamento ao coronavírus.

O presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes, reiterou a disposição do parlamento gaúcho e do Estado em seguir trabalhando em parceria. "A doença não reconhece fronteiras estabelecidas no papel e a vida das pessoas que moram praticamente na mesma cidade, com interações diárias nas rotinas, tampouco reconhece essa divisão. Temos a responsabilidade coletiva de enfrentar e vencer a situação, melhorando a eficácia do controle do coronavírus na fronteira", detalhou.

A secretária de Assuntos Federativos e Internacionais, Ana Amélia Lemos, representou o governador Eduardo Leite na reunião. Destacou que "é uma honra muito grande para o RS ampliar e compartilhar uma experiência tão rica como essa na área da saúde. Quando há vontade política entre os países se avança e se realiza uma integração real e prática", disse Ana Amélia.

Representaram o governo do Uruguai na videoconferência, o diretor da área de Fronteiras do ministério das Relações Exteriores, Embaixador Federico Perazza e a diretora de coordenação do Ministério de Saúde Pública, Dra. Karina Rando. Ambos reforçaram durante suas falas a importância do acordo destacando que a ampliação desse intercâmbio sanitário é muito frutífero visto que os dois países sempre tiveram esse espírito de cooperação mútua. O planejamento de enfrentamento conjunto ao coronavírus começou no final de maio, quando o governador conversou com o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou. Além de oferecer apoio técnico ao presidente do país vizinho, Leite elencou a importância de ações de preservação à vida nos municípios fronteiriços: Santana do Livramento e Rivera, Chuí e Chuy, Aceguá e Aceguá, Quaraí e Artigas, Barra do Quaraí e Bella Unión e Jaguarão e Rio Branco.

Também participaram da reunião, o diretor da secretaria estadual da Saúde, Bruno Naudorff e representantes das cidades de Quaraí e Barra do Quaraí, no Brasil e, Artigas e Bella Union, no Uruguai.


Câmara indica retomada dos voos comerciais no Ruben Berta Anterior

Câmara indica retomada dos voos comerciais no Ruben Berta

Assembleia Legislativa promove audiência sobre reforma tributária Próximo

Assembleia Legislativa promove audiência sobre reforma tributária

Deixe seu comentário