URUGUAIANA JN PREVISÃO

Agropecuarista responderá por contrabando de agrotóxicos

Um agropecuarista morador de Itaqui responderá processo por contrabando de agrotóxicos do Uruguai na 1ª Vara Federal de Uruguaiana. Na última semana, o desembargador federal João Pedro Gebran Neto, da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), negou habeas corpus e manteve ação penal contra um investigado na Operação Quileros II, que apura o tráfico internacional de pesticidas. 

O homem de 54 anos foi preso pela Polícia Federal. As investigações apontam que ele atuava como comprador e revendedor de agrotóxicos que não possuem registro de comercialização no Brasil. Com a apreensão de substâncias irregulares a partir de uma patrulha de rotina da Polícia Militar na BR-472, em 2016, em conjunto com provas obtidas através da Operação Quileros II, o agropecuarista foi denunciado com mais dois réus.

A defesa dele impetrou o habeas corpus no tribunal solicitando o trancamento da ação penal, alegando constrangimento ilegal do réu por falta de demonstração da nocividade da substância. De acordo com o advogado, a denúncia não poderia ser aceita a partir de um laudo pericial baseado na observação dos rótulos dos produtos apreendidos.

Gebran negou o pedido, constatando que a materialidade do delito está demonstrada pelo laudo de perícia, que confirmou que a substância apreendida não apresenta número de registro no Brasil, não podendo ser comercializada, transportada e utilizada em território nacional.

Operação Quileros

A Operação Quileros foi deflagrada pela Polícia Federal em dezembro de 2009, com o cumprimento de 24 mandados de busca e apreensão na região da fronteira. As investigações tinham como foco o contrabando de agrotóxicos uruguaios em território brasileiro. De acordo com a PF, durante a primeira fase da operação, em 2009, era estimado o movimento de cerca de 20 toneladas de agrotóxicos ilegais. A segunda fase foi deflagrada em 2016.

Governo firma parceria com IBGE para retomar cálculos do PIB do RS Anterior

Governo firma parceria com IBGE para retomar cálculos do PIB do RS

Câmara realiza hoje audiência pública para debater LDO 2020 Próximo

Câmara realiza hoje audiência pública para debater LDO 2020

Deixe seu comentário

Outras

Cookies.

Ao usar este site você aceita que usamos cookies. política de privacidade.

Aceito