URUGUAIANA JN PREVISÃO

Rio Grande do Sul

Aprovado PL que institui política de transparência para dados da covid-19

O projeto de lei que institui a Política Estadual de Transparência nas Ações de Combate ao Coronavírus foi aprovado por unanimidade na sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira, 14/10. A proposta é de autoria da bancada do Partido Novo, formada pelos deputados Giuseppe Riesgo e Fábio Ostermann, e foi apreciada conjuntamente com o PL 102/2020, da deputada Silvana Covatti (PP), que também dispõe sobre a divulgação de dados. 

O objetivo da proposta do Novo (PL 112/2020) é que o Poder Executivo melhore as suas ferramentas de publicidade em dois aspectos: sobre as despesas, contratações e repasses relacionados à pandemia; e em relação aos dados, estatísticas, estudos e informações em geral.

Riesgo pontua que o sistema de deliberação remota do Legislativo acabou atrasando a votação do projeto. No entanto, o parlamentar acredita que a matéria tem relevância e consolida boas práticas na divulgação de dados, uma vez que o Rio Grande do Sul continua registrando casos de coronavírus.

Ele aponta que, felizmente, antes mesmo da aprovação do projeto, o governo já implementou algumas das mudanças sugeridas no PL, o que permitiu o avanço do Rio Grande do Sul nos rankings de transparência e, principalmente, mais informação à população. "Ainda estamos convivendo com uma pandemia, que não pode servir de justificativa para descuidos com a transparência pública, seja com os dados relacionados ao número de casos, óbitos e detalhes nas pesquisas científicas; seja com os gastos, contratos e repasses realizados com dinheiro público", disse.


Câmara quer campanha de ampliação de médicos no IPE Anterior

Câmara quer campanha de ampliação de médicos no IPE

Aprovado prêmio para empresas que adotarem práticas ambientais Próximo

Aprovado prêmio para empresas que adotarem práticas ambientais

Deixe seu comentário