Transparencia
Executivo anuncia instalação de controladoria municipal
Uma das incumbências do vice-prefeito, José Fernando Tarrago (PRB) será a de liderar o trabalho da controladoria do município. A criação do novo órgão ainda passará pela Câmara de Vereadores, integrando o projeto de reforma administrativa que deve ser enviado ao Parlamento ainda neste mês. O projeto não deve sofrer resistência.
A fim de otimizar o trabalho, o prefeito Ronnie Mello (PP) conduziu ontem, 5/1, uma reunião inicial, na qual foram apresentados os componentes do novo órgão. A controladoria será formada por funcionários públicos concursados oriundos de diversas secretarias municipais. "A meta é tornar ainda maior o trabalho de controle de tudo o que acontece dentro de uma estrutura como a Prefeitura de Uruguaiana", explicou o chefe do Executivo.
A controladoria municipal será responsável pelo sistema de informações gerenciais e controle dos aspectos legais, buscando assegurar que o planejamento proposto seja alcançado. "Podemos dizer que a função da controladoria é cooperar para uma administração eficiente, mantendo o fluxo das informações saudável e dentro das regras definidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal", disse o vice-prefeito José Fernando Tarragó.
Tarragó explica que ontem, 5/1, foi encaminhado o organograma da controladoria que será analisado durante a Reforma Administrativa. "Nosso objetivo será aumentar ainda mais o controle da atividade administrativa municipal, fazendo com que o trabalho seja ainda mais transparente e eficaz. Desta forma englobando as diversas estruturas que compõem o serviço público. Sejam elas, por exemplo, ligadas às licitações, contratos, propostas, ou até mesmo em torno de sugestões de projetos", explica.
Tarragó também lembrou de sua atuação junto ao setor de controle interno do Parlamento quando presidiu a Câmara e disse que essa preocupação trouxe um bom resultado. "Em minha gestão na presidência da Câmara não houve nenhum apontamento do Tribunal de Contas".
As diretrizes implantadas por ele foram mantidas na casa legislativa nas s gestões seguintes, resultando no mesmo desempenho. "Uma cidade de mais de cem mil habitantes tem a necessidade de adotar essa prática, pois o trabalho do controle interno não é suficiente para cobrir todas as exigências das demandas", finalizou ele.
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