URUGUAIANA JN PREVISÃO

Eric mentiu?

Santa Casa não é responsável pela bandeira vermelha

Por meio das redes sociais o deputado estadual Eric Lins acusou o Hospital Santa Casa de Uruguaiana, de esconder leitos de UTI do Governo do Estado, responsabilizando a instituição pela bandeira vermelha atribuída a região de Uruguaiana no Distanciamento Controlado. 

Eric disse que em contato telefônico com a secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, recebeu "retorno sobre a bandeira vermelha que foi posta para Uruguaiana e Fronteira Oeste". "A Secretária me informou que houve um equívoco por parte da Santa Casa que não cadastrou oito leitos, e isso deu uma repercussão negativa", disse Lins, completando que estava "pedindo uma revisão urgente dessa bandeira vermelha". 

A gestora administrativa da Santa Casa, enfermeira Thaís Aramburu, refutou veementemente as acusações do deputado. Ela explicou que a montagem dos leitos com equipamentos reserva da UTI Geral da instituição foi reportada à secretaria de Saúde do Estado, ao Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial, à coordenadora regional de Saúde e à Central de Regulação de Leitos do Estado, ainda em abril. 

A gestora informou que a Santa Casa, para covid-19, aguarda a entrega de 10 leitos pelo governo do Estado, fruto de convênio assinado em abril com o Ministério Público, que repassou R$ 5 milhões para compra de 20 leitos de UTI, conforme matéria já publicada pelo Jornal CIDADE. Se o credenciamento recair sobre estes leitos emergenciais, estariam eles habilitados a receber pacientes de todo o Estado, comprometendo a segurança da UTI Geral, vez que montados com equipamentos reserva e com fins únicos de garantir assistência emergencial aos munícipes em caso de demanda para covid-19. 

Bandeiras 

O sistema de Distanciamento Controlado avalia a velocidade de propagação da Covid-19 e a capacidade de atendimento do sistema de saúde através de um sistema de pontuação com onze quesitos a partir dos quais é determinada a bandeira da região. 

Os dados referentes aos dias 6 a 12 de junho determinaram as bandeiras atuais. A região de Uruguaiana recebeu bandeira laranja no item 'Leitos de UTI Livres/Leitos de UTI ocupados por pacientes covid', e preta em quesitos referentes a propagação da doença, como 'hospitalizações confirmadas para Covid-19' (de 6 para 14 na região), 'número de internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em UTI' (de 4 para 8 na região), 'número de pacientes covid em leitos de UTI (de 4 para 6 na região) e 'projeção de número de óbitos para o período de uma semana para cada cem mil habitantes', para 3 óbitos na região. 

O credenciamento dos oito leitos emergências montados pela Santa Casa de Uruguaiana não afetaria o índice do quesito 'leitos de UTI livres/leitos de UTI ocupados por pacientes covid", que manteve a mesma disponibilidade de 22 leitos, logo, incapaz de alterar a bandeira vermelha atribuída à região.

Ministério Público dá 48 horas para prefeitos reportarem adequação Anterior

Ministério Público dá 48 horas para prefeitos reportarem adequação

Mesmo ameaçado, Ronnie mantém bandeira laranja Próximo

Mesmo ameaçado, Ronnie mantém bandeira laranja

Deixe seu comentário