TRE emite alerta de fraudes
O Tribunal Regional Eleitoral emitiu mais um comunicado sobre e-mails falsos, alertando os eleitores para a fraude.
De acordo com o órgão, com a proximidade das eleições, hackers costumam enviar e-mails falsos em nome da Justiça Eleitoral. Os principais assuntos utilizados são cancelamento de título de eleitor, convocação de mesários e regularização de cadastro, entre outros. Essas mensagens possuem links que, ao serem acessados, podem conter vírus de computador ou qualquer outro software malicioso e devem ser apagadas.
De acordo com o TRE-RS, o órgão não envia e-mails a eleitores, salvo quando devidamente autorizado. Essa autorização deve ser expressa, fornecida previamente ao cartório eleitoral pelo eleitor que pretende ser mesário.
Visitas a eleitores
O órgão também alerta que representantes da Justiça Eleitoral não realizam qualquer tipo de visita à residência de eleitor. Neste período pré-eleitoral, indivíduos costumam visitar eleitores, dizendo-se representantes da Justiça Eleitoral, buscando a coleta de dados pessoais. Alegam, para esse fim, assuntos diversos, como atualização de cadastro e cancelamento de título de eleitor.
De acordo com o TRE, a única forma de atualização de dados ou regularização de situação eleitoral é por meio do comparecimento do próprio eleitor a um cartório eleitoral. Excepcionalmente, a Justiça Eleitoral, por meio de oficiais de justiça das Zonas Eleitorais, pode convocar pessoalmente eleitores para atuarem como mesários nas eleições.
Deixe seu comentário