URUGUAIANA JN PREVISÃO

Habitação

Uruguaiana adere a programa de regularização fundiária da União

Na manhã de ontem, 4/2, a Prefeitura Municipal aderiu ao Programa de Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional, um projeto do Governo Federal. A adesão à iniciativa, que visa auxiliar famílias de baixa renda a regularizar seus imóveis, foi autorizada e assinada pelo prefeito em exercício, José Fernando Tarragó (PRB). O documento que estipula a inserção da cidade no programa federal foi levado pelo secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (Sedesh), Luís Menezes. 

O programa oferta obras e serviços destinados à regularização fundiária de núcleos urbanos informais de interesse social. Os espaços devem estar ocupados por famílias de baixa renda. Não é possível incluir casas localizadas em áreas não passíveis de regularização ou de risco.

O Ministério do Desenvolvimento Regional afirma que a intenção é iniciar os trâmites de regularização de cerca de 100 mil imóveis de famílias de baixa renda até o fim de 2021. Após a adesão dos municípios e identificação das áreas de interesse social, empresas privadas vão selecionar o núcleo urbano informal e propor um projeto para a regularização.

A proposta deverá ser aceita pelo Poder Público local. Em caso de autorização, a empresa receberá o financiamento com os agentes financeiros credenciados a operar o programa. Após o processo e a contratação das operações, cabe ao Município e ao Distrito Federal selecionar as famílias contempladas.

Os valores serão altamente subsiados, com recursos privados do Fundo de Desenvolvimento Social. Entretanto, há uma previsão para que a União faça aportes orçamentários no futuro. Podem ser atendidas pelo programa famílias com renda mensal de até R$ 2 mil. É preciso estar no CadÚnico do governo federal, manter o cadastro atualizado junto à Sedesh, não ter outros imóveis e o proprietário ter mais de 18 anos ou ser emancipado.

Com informações da Prefeitura Municipal.

Leite apresenta sete projetos prioritários Anterior

Leite apresenta sete projetos prioritários

Ministério Público pede rejeição de contas de vereador Próximo

Ministério Público pede rejeição de contas de vereador

Deixe seu comentário