URUGUAIANA JN PREVISÃO

Recurso negado

Uruguaiana está em bandeira vermelha

O Governo do Estado rejeitou o recurso apresentado pela região de agrupamento de Uruguaiana no Sistema de Distanciamento Controlado. O pedido era para que o Gabinete de Crise reconsiderasse a classificação destinada a região no mapa preliminar do sistema, divulgado na tarde de sexta-feira, 20/11.

Com isso, Uruguaiana e os outros dez municípios que formam a R3, terão que adotar a partir de hoje, 24/11, as regras da bandeira vermelha, que representa risco epidemiológico alto a partir da análise de critérios técnicos utilizados para determinar a velocidade de propagação do vírus e a capacidade de atendimento do sistema de saúde.

Após mudanças no Sistema de Distanciamento Controlado, o governo do Estado permitiu que municípios pudessem flexibilizar alguns pontos, como os dias da semana para funcionamento do comércio. Com isso, a Prefeitura Municipal deve divulgar dentro das próximas horas o decreto com as medidas que deverão ser seguidas pelos empresários locais, sob pena de punição.

Alterações

A classificação traz alterações em praticamente todos os setores. Na área da alimentação, por exemplo, os restaurantes que servem a la carte, prato feito e buffet sem autosserviço, lancherias e lanchonetes poderão manter 50% dos trabalhadores e atender até 25% de sua lotação em cinco dias da semana, no máximo sete horas por dia, entre 9h e 17h. Restaurantes de autosserviço deverão permanecer fechados.

No comércio atacadista e varejista de itens considerados essenciais pode se manter o atendimento presencial restrito, tele entrega, pegue e leve e drive thru, com 50% dos trabalhadores. Já no que trata de itens não essenciais, o atendimento presencial restrito poderá ser adotado em até quatro dias na semana, no máximo por sete horas por dia, com emprego de 25% dos trabalhadores.

O comercio varejista de produtos alimentícios (mercados, açougues, fruteiras, padarias e similares) e o comercio de combustíveis para veículos automotores tem regramento diferenciado. No primeiro é permitida a manutenção do atendimento presencial restrito, além das demais formas de atendimento, com 50% dos trabalhadores em horário normal, e no segundo com 75% dos trabalhadores.

Reconsiderações

O mapa preliminar divulgado na sexta-feira trazia 13 regiões classificadas com a bandeira vermelha. O Gabinete de Crise acabou deferindo cinco pedidos de reconsideração, enviados por municípios e associações regionais, derrubando para oito o número de regiões com alto risco epidemiológico. Treze regiões estão na bandeira laranja (risco epidemiológico médio). As bandeiras da 29ª semana são válidas até as 23h59 de segunda-feira, 30/11.


Prefeitura abre processo seletivo para saúde Anterior

Prefeitura abre processo seletivo para saúde

Maher Jaber terá seu terceiro mandato em Barra do Quaraí Próximo

Maher Jaber terá seu terceiro mandato em Barra do Quaraí

Deixe seu comentário