URUGUAIANA JN PREVISÃO

Laranja

Uruguaiana vê risco de propagação do coronavírus elevado

O Governo do Estado divulgou na tarde deste sábado, 16/5, a primeira atualização acerca da classificação das regiões do Estado no Distanciamento Controlado. Como era de se esperar diante do surgimento de 25 novos casos em três dias, Uruguaiana, que na primeira semana recebeu a Bandeira Amarela, agora recebe a Bandeira Laranja. As alterações causadas pela nova classificação entram em vigor na segunda-feira, 18/5. 

A atualização se baseia nos dados coletados ao longo da última semana, analisando a propagação da doença e a capacidade de resposta do serviço de saúde em cada uma das regiões. São esses os critérios que determinam a cor da bandeira - amarela, laranja, vermelha ou preta - que representa o grau de restrição a ser aplicado região. 

O fator determinante para a alteração da bandeira de Uruguaiana foi o acréscimo de quatro casos confirmados pelo teste RT-PCR nos últimos 14 dias. Na semana passada, a soma das últimas duas semanas era de três casos confirmados por RT-PCR, número que aumentou para sete nos últimos 14 dias. Essa velocidade de crescimento justifica a alteração para risco médio. Isso significa que a região está com um dos dois cenários: média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus. No caso de Uruguaiana, se mantém a alta capacidade do sistema de saúde, mas a propagação do vírus passou para risco médio. Além dos sete casos confirmados no RT-PCR, Uruguaiana tem outros 24 casos confirmados por meio dos testes rápidos. 

Distanciamento 

Além da divisão em 20 regiões, o modelo também reúne as atividades econômicas em 12 grupos, sendo que cada um é dividido em tipos e subtipos. Por exemplo, "Serviços" tem 14 tipos diferentes, entre os quais "artes, cultura, esportes e lazer", que está subdividido em quatro subtipos: "casas noturnas, bares e pubs"; "eventos, teatros, cinemas"; "academias"; e "clubes sociais e esportivos". Há regras específicas para mais de cem atividades econômicas. 

Além de evitar a propagação do coronavírus, diminuindo a intensidade da procura por internações hospitalares, o Distanciamento Controlado prevê a mitigação dos efeitos econômicos da pandemia, uma vez que as restrições de circulação impostas à população trouxeram consequências negativas ao comércio. 

Câmara aprova o uso obrigatório de máscara em todo o país Anterior

Câmara aprova o uso obrigatório de máscara em todo o país

Rogério de Moraes deve concorrer a prefeito pelo PV Próximo

Rogério de Moraes deve concorrer a prefeito pelo PV

Deixe seu comentário