Aprovada concessão do direito de nome para espaços esportivos
Sensibilidade
Vereador propõe capacitação de servidores para atender pessoas com autismo

Ilustração/Pexels - A proposta visa melhorar a qualidade do acolhimento nos serviços públicos, garantindo que profissionais das áreas da saúde, educação e segurança
Na manhã desta terça-feira, 3/6, o vereador Paulo Kleinubing (Podemos) apresentou um projeto de indicação na Câmara Municipal de Uruguaiana, propondo ao Poder Executivo a criação de programas permanentes de capacitação para servidores públicos que atuam no atendimento à população, com foco específico nas pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A proposta visa melhorar a qualidade do acolhimento nos serviços públicos, garantindo que profissionais das áreas da saúde, educação e segurança — incluindo agentes da Guarda Municipal e de trânsito — estejam preparados para lidar com situações específicas que envolvem pessoas com autismo.
De acordo com Kleinubing, a capacitação deve abranger temas como: características do TEA, estratégias de comunicação e interação, identificação e manejo de crises, atendimento humanizado e os direitos das pessoas com deficiência previstos em lei. A formação pode ocorrer por meio de cursos, oficinas, palestras, seminários ou parcerias com instituições especializadas, sendo necessária sua oferta periódica e regulamentada, com certificação dos participantes.
Deixe seu comentário