URUGUAIANA JN PREVISÃO

Ospa

Coro Sinfônico estreia na temporada 2023 com passeio musical pelo mundo

Vitória Proença/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Coro Sinfônico da Ospa estreia temporada 2023 neste sábado.

O Coro Sinfônico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) realiza, no sábado, 6/5, seu primeiro concerto em 2023, intitulado Vozes do Mundo. O programa apresenta cinco obras de diferentes países – Inglaterra, França, China, Rússia e Hungria –, abrangendo desde compositores canônicos até nomes contemporâneos. A apresentação acontece às 17h, na Casa da Ospa. Para quem estiver em Porto Alegre e quiser acompanhar ao vivo, os ingressos para o espetáculo estão à venda no Sympla, e custam entre R$ 10 e R$ 50. Também é possível acompanhar, gratuitamente, a transmissão ao vivo no canal da Ospa no YouTube. 

A viagem musical será conduzida pelo regente do Coro Sinfônico da Ospa, Manfredo Schmiedt, e terá a participação do cantor lírico Roger Scarton. O percurso começa pela música sacra inglesa com Glória. A composição de John Rutter (1945-), nome fundamental para o desenvolvimento do Canto Coral no mundo, foi composta em 1974 e é uma adaptação da antiga missa Gloria in excelsis Deo, em latim. 

Em seguida, o tenor Roger Scarton se junta às dezenas de vozes do coro para cantar em francês. Já a orquestra se limita a metais, tímpanos e órgão para a execução do Salmo 24, da compositora francesa Lili Boulanger (1893-1918). Primeira mulher a receber o prestigioso Prix de Rome em 1913, a artista viveu apenas 24 anos, mas deixou um legado musical que é celebrado em 2023, quando se completam 130 anos de seu nascimento. 

Outra aniversariante no programa é a compositora chinesa Chen Yi (1953-), que recentemente completou 70 anos. Dela, o Coro Sinfônico e a Orquestra interpretam KC Capriccio: “É uma obra inédita por aqui, que alia elementos orientais e ocidentais de uma maneira surpreendente. Foi dedicada aos 150 anos da cidade de Kansas City, nos Estados Unidos, e composta para coro, sopros da orquestra (madeiras e metais), harpa, percussão, tímpanos e órgão”, explica Schmiedt.

Na segunda parte do concerto, o Coro Sinfônico sai de cena. A Ospa executa então a fantasia O rochedo, do compositor russo Sergei Rachmaninoff (1873-1943), ícone da música que vem sendo celebrado globalmente pelos 150 anos de seu nascimento. O compositor tinha apenas 20 anos quando escreveu a obra, tendo um texto de Anton Tchekhov como inspiração. A viagem musical termina na Hungria, terra natal de Franz Liszt (1811-1886). A orquestra executa seu famoso poema sinfônico, Os prelúdios, encerrando o espetáculo de maneira apoteótica. “Com certeza será um concerto que encantará, por sua riqueza de estilos e coloridos musicais”, afirma Schmiedt.

Essas e muitas outras informações serão apresentadas ao público antes do concerto, às 16h, no projeto Notas de Concerto. Em 6 de maio, a convidada para falar sobre o programa da Ospa é a professora e pianista Olinda Allessandrini.

Manfredo Schmiedt

Com vasta experiência coral e orquestral por todo o mundo, Manfredo Schmiedt é o maestro do Coro Sinfônico da Ospa desde 1992. Possui mestrado em Regência pela Universidade da Geórgia (EUA) e graduação na mesma área pela UFRGS. Seu currículo acadêmico inclui duas importantes condecorações: Pi Kappa Lambda Music Honor Society e Director’s Excellence Award. Apresentou-se, como convidado, em destacadas orquestras do mundo, como a Filarmônica de Mendoza (Argentina), a Orquestra Sinfônica da University of British Columbia (Canadá), a Filarmônica de Belgrado (Sérvia), a Sinfônica do Noroeste da Flórida (EUA) e a Petrobras Sinfônica (Brasil). Entre 2002 e 2020, foi regente e diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Roger Scarton

Roger Scarton é tenor lírico graduado em Regência Coral pela UFRGS. Recebeu o primeiro prêmio do concurso de canto lírico Jovens Solistas da Ospa em 2002. Como solista, cantou em obras como a Missa da Coroação, de Mozart; a Cantata de Natal, de  Praetorius; as Lamentações de Jeremias, de Francois Couperin; a Cantata do café, de Bach; a Misa Criolla, de Ariel Ramirez; Messias, de Handel; os Liebeslieder, de Brahms; o musical Evita, de Andrew Lloyd Webber; e a ópera Flauta mágica, de Mozart. Participou dos espetáculos Nativitaten, Illumination e Natalis em Gramado, como tenor, arranjador vocal e diretor de gravações. Rege o grupo vocal feminino Las Cantantes e integra o Vocal TAKT. Gravou três discos de world music com o grupo Sathyananda, lançados no Brasil e no exterior. Formou-se em Teologia pela SU University (Montana, EUA), com ênfase em oito religiões e filosofias mundiais. É produtor musical e leciona canto em seu próprio estúdio, gravando trilhas instrumentais e vocais. Com Vitor Ramil, realizou turnês pelo Brasil, Argentina e Europa, tocando harmonium indiano, veena Saraswati e guitarra-sitar.

Coro Sinfônico da Ospa 

O Coro Sinfônico da Ospa é formado por cantores voluntários que se dedicam a interpretar grandes obras do repertório coral-sinfônico. Além de participações marcantes na programação da Ospa, inclusive em montagens operísticas encenadas, o grupo realiza concertos à capela em diferentes cidades do Estado e com outras orquestras ou grupos instrumentais. Em seu repertório estão obras de Aguiar, Bach, Beethoven, Bizet, Borodin, Brahms, Gounod, Händel, Haydn, Mahler, Mendelssohn-Bartholdy, Mignone, Mozart, Mussorgsky, Orff, Prokofiev, Puccini, Rachmaninoff, Rimsky-Korsakov, Santoro, Stravinsky, Tchaikovsky, Verdi, Villa-Lobos e Vivaldi, entre outros. A equipe artística do coro é formada pelo maestro Manfredo Schmiedt, a professora de canto Elisa Machado e o pianista Eduardo Knob. 

Estado abre consulta pública sobre a Lei Paulo Gustavo Anterior

Estado abre consulta pública sobre a Lei Paulo Gustavo

Margs lança tour virtual de exposição Próximo

Margs lança tour virtual de exposição

Deixe seu comentário