URUGUAIANA JN PREVISÃO

Cavalo Crioulo

Uruguaiana 'lidera' classificados brasileiros para a FICCC 2023

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) realizou neste final de semana a seletiva para classificar 22 exemplares que representarão o Brasil na Morfologia da FICCC 2023, evento que ocorre na Argentina, entre março e abril do próximo ano. O evento ocorreu no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, e foi dominado pela genética uruguaianense. Dos 22 animais aprovados como titulares, 12 são de Uruguaiana. Entre os dez reservas, quatro são daqui.

Os 22 aprovados agora integram a delegação brasileira, se unindo aos oito animais premiados no grande campeonato da Morfologia Expointer 2022, já habilitados. Ao todo, o Brasil tem 30 vagas na disputa pelas premiações do evento internacional.

O resultado veio após dois dias de programação. Ao todo foram 78 animais inscritos na Prévia Morfológica para a Expo FICCC entre jovens promessas da raça e exemplares já consolidados. Foram 31 machos inscritos e 47 fêmeas. A escolha coube aos técnicos da entidade, Alexandre Pons Suñe, Carlos Marques Gonçalves Neto e Rodrigo Albuquerque Py.

Além das 22 vagas já garantidas na FICCC, o trio de avaliadores indicou também mais dez animais que ficam como reservas para o evento. Eles participam da competição em caso de desistência de algum dos animais titulares.

De acordo com Rodrigo Py, a competição deste final de semana foi marcada pelo "alto nível que esteve em pista". O avaliador classificou a previa como de "excepcional nível, tanto de machos quanto de fêmeas".

Uruguaiana

Durante o evento deste final de semana, a Cabanha Basca, de Mariana Franco Tellechea, classificou quatro animais: Basco Herdeiro, Basca Hanna, Basca La Reina e Basca Constância. Além disso, a cabanha já tinha na delegação Basca Gisele, classifica ao ser eleita a Quarta Melhor Fêmea e Reservada Campeã Potranca Menor na Morfologia Expointer 2022. "A representação da seleção brasileira na FICCC é de extremamente importante para nossa cabanha, é um sonho se realizando. Poder estar com cinco animais dentre os 30 finalistas é um índice bastante representativo. É uma emoção muito grande, uma alegria enorme ver o trabalho ser reconhecido, chegar nesse nível e poder representar nosso país", comemora Mariana. "Estamos com muito orgulho da nossa criação, do nosso país, e vamos nos empenhar muito para levar os animais da melhor maneira possível para representar o Brasil nessa competição tão importante", promete.

A cabanha tem aprovado ainda a égua Basca Hollywood, como reserva.

Já a Estância GAP São Pedro, de Eduardo Macedo Linhares, aprovou neste final de semana quatro animais: Jaguar da GAP São Pedro, GAP Opala, GAP Nalu e GAP Mandiyu. A cabanha já tinha GAP Naja na delegação. A égua foi classificada ao ser eleita Terceira Melhor Fêmea e Campeã Potranca Menor na Morfologia Expointer 2022.

"Sem dúvidas, é um orgulho e felicidade imensa chegar como representante do Brasil e com esse número expressivo de animais. São cinco classificados e mais um reserva. Ou seja, cinco ou seis animais que irão representando a cabanha de um total de 30. Isso nos enche de alegria e incentivo para seguir com o trabalho que viemos fazendo, nos dedicando com tanto carinho e amor que temos por essa raça, por esses animais", diz Márcia Linhares, responsável pela cabanha. De acordo com ela, a conquista é resultado de um trabalho de dedicação, realizado por uma equipe de primeira linha. "Credito esse resultado primeiramente à nossa equipe capitaneada pelo Carlos 'Caco' Souza, e pelo Emerson Pereira, com toda sua equipe, que se dedica tanto e chegou com os animais com um nível de apresentação de excelência. E depois aos anos de dedicação para ter essa qualidade genética, com pais maravilhosos, especialmente o Fantástico de São Pedro, que vem se mostrando um grande pai - um dos que mais tem animais entre estes 30, e que tem nos ajudado nestes resultados".

O criatório tem ainda GAP Oriental entre os reservas.

Completam o 'time' uruguaianense na delegação brasileira, classificado neste final de semana AS Malke Hecho a Mano, da Cabanha Malke, de José Schutz Schwanck; Três Niñas Encantada, da Estância Caneleira, de Ana Lucia Ferreira Jardim de Converso; La Pátria Aquarela - TE, da Cabanha La Pátria, de Rodrigo Castellarin Fialho; e Zara da Renascer - TE, da Cabanha Renascer, de Paulo Roberto Pavin.


Rédeas de Ouro e Movimiento a La Rienda tem nova data definida Anterior

Rédeas de Ouro e Movimiento a La Rienda tem nova data definida

ABCCC cancela Rédeas de Ouro e da Final do Movimiento a La Rienda Próximo

ABCCC cancela Rédeas de Ouro e da Final do Movimiento a La Rienda

Deixe seu comentário