URUGUAIANA JN PREVISÃO

Itália sedia “Freio de Ouro” da Europa nesta semana

Fagner Almeida - Prova é uma adaptação do Freio de Ouro e visa fortalecer o desenvolvimento da raça Crioula em outros territórios

Começa na próxima quinta-feira, 6/11, a 4ª edição do Freio de Europa, na cidade de Cremona, na Itália. A competição é semelhante ao Freio de Ouro e visa estimular e fortalecer o desenvolvimento da raça Crioula em outros territórios. A prova se estende até o sábado, 8/11.

Dentre os 28 conjuntos que devem marcar presença nas pistas de Cremona Fiere, na Feira de Cremona, 12 animais participarão apenas das etapas morfológicas. São esperados concorrentes oriundos do Brasil, França, Alemanha, Argentina, Itália e Uruguai. O vice-presidente de Modalidades Seletivas e Exposições Morfológicas da Associação Brasileira de Cavalos Crioulos (ABCCC), André Luiz Narciso Rosa, é um dos jurados da competição. Para ele, as expectativas para o evento incluem o crescimento da entidade e a adesão de mais apaixonados pela raça Crioula. "O envolvimento dos adeptos do Cavalo Crioulo é maravilhoso. As pessoas têm essa grande vontade de participar das disputas da raça", destaca.

A primeira edição do Freio de Europa foi realizada em 2019, que tem como base a modalidade do Freio de Ouro, mas com algumas adaptações, como a ausência do gado, e ocorrerá simultaneamente à Fiera Cavalli, maior feira equestre do mundo. 

Núcleo

Neste ano, o gostinho é ainda mais especial, com a criação do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Itália (NCCC Itália), iniciativa derivada do projeto Em Busca do Cavalo Crioulo, idealizado pelo fotógrafo Fagner Almeida. Com o apoio da ABCCC, a ação tem o objetivo de expandir a presença do Cavalo Crioulo para o velho continente.

As inscrições estão abertas até a data do evento. Na programação, estão previstos testes de morfologia e provas funcionais. O inspetor técnico Tiago José Mallmann também será jurado da modalidade.

A prova será transmitida pelo canal do Youtube da Associação.  

Programação

Sexta-feira, 7/11

10h - Clínica preparatória com Iuri Barbosa, Bocal de Bronze e finalista do Freio de Ouro

14h - Andaduras e Figuras

Sábado, 8/11

10h - Clínica preparatória

14h - Esbarradas e Voltas Sobre Patas

17h30min - Premiação e cerimônia de encerramento

Conhecidos os campeões da Paleteada 2025 Anterior

Conhecidos os campeões da Paleteada 2025

Ciclo do Freio de Ouro 2026 começa com credenciadora em Bagé Próximo

Ciclo do Freio de Ouro 2026 começa com credenciadora em Bagé

Deixe seu comentário