Ex-policial condenado é encontrado morto em cela na Modulada
Freio de Ouro
Cavalos de Bagé são destaque em classificatória no Uruguai

Fagner Almeida/ABCCC - Pai e filho disputaram o primeiro lugar na classificatória.
A classificatória uruguaia ao Freio de Ouro 2025, realizada no Parque Rural do Prado, em Montevidéu (Uruguai), neste sábado, 10/5, foi marcada por uma emocionante disputa entre pai e filho. Francisco Cachapuz Moglia, de apenas 15 anos, conquistou o segundo lugar entre os machos, montando Moccateo Cala Bassa-TE. Já seu pai, Marcelo Moglia, levou a vitória com Jacinto Cala Bassa-TE, animal avaliado em R$22 milhões. Ambos os cavalos pertencem à Cabanha Cala Bassa, de Bagé.
A disputa entre os Moglia emocionou o público, com destaque para o desempenho de Pancho, que se tornou o ginete mais jovem da história da competição. “Correr ao lado do meu pai é sempre uma grande emoção. Já vivi outras alegrias com ele nesta pista”, afirmou Pancho. Marcelo, por sua vez, destacou a importância de ter dois cavalos da Cabanha Cala Bassa bem representados e a felicidade em garantir a vaga para a final, ao lado do filho. “Essa pista do Prado sempre nos traz sorte”, completou Marcelo.
Além dos dois primeiros lugares, o terceiro lugar foi conquistado por Relâmpago del Mavial, e a quarta vaga ficou em aberto, pois Entrevero de los Cardos não atingiu a média mínima para classificação. A vaga será preenchida pelo animal reserva que obtiver a maior média.
A seletiva também classificou quatro fêmeas. A éguas Oferenda da Tamanca, de Lauro Cardoso Terra, conquistou o título entre as fêmeas, com o ginete Ricardo Wrege. O segundo lugar ficou com a Estrela da Gadaria, também montada por Wrege. Morenita Chimarrão e Yubely Alabama ficaram com o terceiro e quarto lugares, respectivamente.
A Final do Freio ocorre na Arena do Cavalo Crioulo, no Parque Agrícola e Pastoril, em Esteio, durante a Expointer 2025. A competição, marcada para ocorrer entre os dias 1º e 6 de setembro, reunirá os melhores exemplares da raça Crioula.
Lista de classificados:
FREIO DE OURO
Box 24 – Jacinto Cala Bassa-TE
Nota: 19,925
Expositor/Criador: Marcelo Rezende Moglia
Ginete: Marcelo Moglia
FREIO DE PRATA
Box 19 – Moccateo Cala Bassa-TE
Nota: 19,044
Expositor/Criador: Marcelo Rezende Moglia
Ginete: Francisco Moglia
FREIO DE BRONZE
Box 17 – Relâmpago del Mavial
Nota: 18,371
Expositor/Criador: Alexix Perez Moreira
Ginete: Luis Gustavo Ruas
FREIO DE ALPACA
Box 26 – Entrevero de Los Cardos
Nota: 17,622
Expositor/Criador: Marcelo Berrutti
Ginete: Tomás Berrutti
FÊMEAS
FREIO DE OURO
Box 13 – Oferenda da Tamanca
Nota: 19,660
Expositor/Criador: Lauro Cardoso Terra e Filhos
Ginete: Ricardo Wrege
FREIO DE PRATA
Box 04 – Estrela da Gadaria
Nota: 18,528
Expositor: Parceria José
Criadores: Danilo Gonçalves Monteiro, Ignacio e Santiago Gomez Platero, JA Cartucho
Ginete: Ricardo Wrege
FREIO DE BRONZE
Box 03 – Morenita Chimarrão
Nota: 18,384
Expositor/Criador: Ana Paula Corrêa da Silva
Ginete: Juan Pablo Gonzalez
FREIO DE ALPACA
Box 12 – Yubely Alabama
Nota: 18,278
Expositor: Martín y Andrea Posse
Criador: Cesar Andrés Musselli Benedetto
Ginete: Nicolás Mozzo
Deixe seu comentário