Hospital Universitário do Pampa conquista R$3,7 milhões para o projeto
Produção Pecuária
Estância do Sossego integra Gira Técnica Braford

Fernando Spolavori/Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O objetivo da Gira Técnica é apresentar diferentes sistemas produtivos e os avanços no melhoramento genético do rebanho nacional.
Uruguaiana está entre as paradas confirmadas da Gira Técnica que antecede o 9º Congresso Mundial Braford, evento que acontecerá de 28/4 a 4/5, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Organizada pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), a gira percorrerá propriedades referência na criação das raças e será marcada por apresentações técnicas, demonstrações genéticas e momentos de integração entre criadores do Brasil e do exterior.
Em Uruguaiana, os holofotes estarão voltados para a Estância Sossego, conduzida pela criadora Ana Maria Ormazabal Moura. A propriedade, que trabalha com a raça Braford desde 2002, será visitada no dia 29/4 e apresentará aos participantes uma ampla variedade de atividades relacionadas à produção pecuária.
O administrador da estância, Luciano Dornelles, adianta que o roteiro inclui a exibição de novilhas prenhas, vacas com cria, terneiras, tourinhos e vacas oriundas de Transferência de Embriões (TE) e Fertilização in Vitro (FIV). “Temos o ciclo completo, vendemos o animal gordo no final e promovemos remates durante o ano”, destacou.
Além da demonstração de genética e manejo, a programação na Estância Sossego contará com a palestra do professor Júlio Barcellos, da UFRGS, que abordará o tema "A resiliência dos sistemas de produção frente às mudanças do ambiente e os biótipos raciais". A propriedade também se destaca no cenário nacional por contar com diversos títulos, como Grandes Campeãs da Expointer e da Nacional.
A Gira Técnica é um dos momentos mais aguardados do Congresso, reunindo comitivas internacionais e criadores brasileiros em visitas a quatro propriedades no Rio Grande do Sul: Fazenda Espinilho (Maçambará), Estância Sossego (Uruguaiana), Estância Bela Vista (Sant’Ana do Livramento) e Fazenda Santa Tereza (Arambaré). O objetivo é apresentar diferentes sistemas produtivos e os avanços no melhoramento genético do rebanho nacional.
Recorde de Inscrições
Paralelamente à Gira, o Congresso Mundial Braford e a 18ª Exposição Nacional Hereford prometem movimentar a pecuária brasileira, com a participação de 600 animais: 400 da raça Braford e 200 Hereford. As pistas de julgamento em Esteio receberão nomes consagrados, como Ciro Manoel Canto Freitas, Celina Maciel e Santiago Bordaberry.
O evento também conta com o apoio de instituições como a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que desenvolvem ações para formação técnica e humana de professores e estudantes, reforçando a importância do conhecimento como vetor de transformação social.
Com recorde de inscrições e uma programação robusta, a Gira Técnica e o Mundial Braford reforçam o protagonismo do Brasil na pecuária internacional — e Uruguaiana será parte central desse grande circuito.
Deixe seu comentário