URUGUAIANA JN PREVISÃO

Produção Pecuária

Estância do Sossego integra Gira Técnica Braford

Fernando Spolavori/Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O objetivo da Gira Técnica é apresentar diferentes sistemas produtivos e os avanços no melhoramento genético do rebanho nacional.

Uruguaiana está entre as paradas confirmadas da Gira Técnica que antecede o 9º Congresso Mundial Braford, evento que acontecerá de 28/4 a 4/5, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Organizada pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), a gira percorrerá propriedades referência na criação das raças e será marcada por apresentações técnicas, demonstrações genéticas e momentos de integração entre criadores do Brasil e do exterior. 

Em Uruguaiana, os holofotes estarão voltados para a Estância Sossego, conduzida pela criadora Ana Maria Ormazabal Moura. A propriedade, que trabalha com a raça Braford desde 2002, será visitada no dia 29/4 e apresentará aos participantes uma ampla variedade de atividades relacionadas à produção pecuária.  

O administrador da estância, Luciano Dornelles, adianta que o roteiro inclui a exibição de novilhas prenhas, vacas com cria, terneiras, tourinhos e vacas oriundas de Transferência de Embriões (TE) e Fertilização in Vitro (FIV). “Temos o ciclo completo, vendemos o animal gordo no final e promovemos remates durante o ano”, destacou. 

Além da demonstração de genética e manejo, a programação na Estância Sossego contará com a palestra do professor Júlio Barcellos, da UFRGS, que abordará o tema "A resiliência dos sistemas de produção frente às mudanças do ambiente e os biótipos raciais". A propriedade também se destaca no cenário nacional por contar com diversos títulos, como Grandes Campeãs da Expointer e da Nacional. 

A Gira Técnica é um dos momentos mais aguardados do Congresso, reunindo comitivas internacionais e criadores brasileiros em visitas a quatro propriedades no Rio Grande do Sul: Fazenda Espinilho (Maçambará), Estância Sossego (Uruguaiana), Estância Bela Vista (Sant’Ana do Livramento) e Fazenda Santa Tereza (Arambaré). O objetivo é apresentar diferentes sistemas produtivos e os avanços no melhoramento genético do rebanho nacional. 

Recorde de Inscrições 

Paralelamente à Gira, o Congresso Mundial Braford e a 18ª Exposição Nacional Hereford prometem movimentar a pecuária brasileira, com a participação de 600 animais: 400 da raça Braford e 200 Hereford. As pistas de julgamento em Esteio receberão nomes consagrados, como Ciro Manoel Canto Freitas, Celina Maciel e Santiago Bordaberry.  

O evento também conta com o apoio de instituições como a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que desenvolvem ações para formação técnica e humana de professores e estudantes, reforçando a importância do conhecimento como vetor de transformação social. 

Com recorde de inscrições e uma programação robusta, a Gira Técnica e o Mundial Braford reforçam o protagonismo do Brasil na pecuária internacional — e Uruguaiana será parte central desse grande circuito. 


Estância do Sossego integra Gira Técnica Braford Anterior

Estância do Sossego integra Gira Técnica Braford

Remate de outono da GAP Genética terá maior oferta de fêmeas do criatório Próximo

Remate de outono da GAP Genética terá maior oferta de fêmeas do criatório

Deixe seu comentário