Ex-policial condenado é encontrado morto em cela na Modulada
Noite Segura
Brigada Militar fiscaliza bares e empórios

Divulgação/BMRS. - Reclamações por som alto, consumo de drogas e menores desacompanhados motivam fiscalizações aos fins de semana.
Na noite de sexta-feira, 9/5, às forças de segurança realizaram a Operação Contenção Integrada, voltada à fiscalização de bares e empórios na cidade. A iniciativa teve como principal objetivo prevenir Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), combater a perturbação do sossego público e verificar o cumprimento das normas legais por parte de estabelecimentos noturnos.
A ação foi coordenada pelo 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (1º Bpaf), com apoio da Patrulha Ambiental da Brigada Militar, do 6º Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Vigilância Sanitária e outros órgãos, como a Receita Federal e Instituto-Geral de Perícias (IGP).
De acordo com Capitão Mallony Rodrigues, do 1º BPAF, a operação foi planejada com antecedência em reuniões entre os órgãos envolvidos, a partir de informações compartilhadas por serviços de inteligência. “As instituições em Uruguaiana se articulam, trocam dados e atuam em conjunto para enfrentar a criminalidade de forma eficaz”, destacou.
A ação teve início por volta das 22h e seguiu pela madrugada, com a fiscalização de dez estabelecimentos. Cinco deles apresentaram irregularidades como falta de documentação, falhas em sistemas de segurança e problemas em saídas de emergência. Um dos locais acabou interditado totalmente até que as adequações exigidas sejam feitas.
A Brigada Militar informou que operações semelhantes serão realizadas com frequência, embora as datas e locais não sejam informados previamente. "Nosso compromisso é manter a fiscalização constante e fortalecer a atuação conjunta entre os órgãos públicos, assegurando mais segurança e tranquilidade à população", finalizou o capitão Mallony.
Ocorrências da noite
Durante a ação, aproximadamente 50 pessoas foram abordadas e duas prisões em flagrante foram registradas. Um homem de 43 anos foi detido por porte ilegal de arma de fogo, um revólver calibre 38 com seis munições intactas. Ele se apresentou como proprietário do empório onde a arma foi localizada. Já o segundo homem, de 24 anos, foi autuado por tráfico de drogas, embora inicialmente não fosse identificado como responsável pelo estabelecimento onde foi encontrado.
Outra ocorrência registrada envolveu a presença de menores de idade em alguns dos locais fiscalizados. O Conselho Tutelar foi acionado e compareceu ao encerramento da ação, realizando autuações relacionadas à permanência indevida de adolescentes em ambientes inadequados, reforçando a preocupação com a proteção de crianças e jovens.
As autoridades destacam que a escolha por bares e empórios se deve ao elevado número de denúncias recebidas nos fins de semana, principalmente via 190, relatando consumo de entorpecentes, som alto e presença de menores desacompanhados.
Deixe seu comentário