URUGUAIANA JN PREVISÃO

10ª CRE

Definida nova coordenadora regional de Educação

Camila Dalla Vecchia/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - 10ª CRE terá nova coordenadora a partir do dia 28/11.

por Fredo Tarasuk 

Alfonsina Aparecida Guedes de Moura será a nova coordenadora da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), responsável pela gestão escolar em Uruguaiana e região. A escolha foi divulgada na semana passada e foi definida pelo programa Qualifica RS, do governo estadual, que seleciona profissionais para cargos estratégicos na administração pública. Além de Uruguaiana, a 10ª CRE abrange os municípios de Alegrete, Itaqui, Manoel Viana e Barra do Quaraí. 

Alfonsina Moura foi aprovada em um rigoroso processo seletivo, composto por cinco etapas, incluindo análise de currículo, elaboração de estudo de caso, entrevistas técnicas e comportamentais e avaliação de banca examinadora. O processo, iniciado em abril, foi temporariamente interrompido devido às enchentes no estado, mas foi retomado com a participação de candidatos servidores e não servidores. 

A nova coordenadora tem uma trajetória marcante na educação, iniciando sua carreira em 1978. Formada em História pela PUC-RS Campus II (extinta Fafiur - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uruguaiana), Alfonsina iniciou sua atuação na Escola São Marcos, antes de se especializar em História do Brasil e em Gestão Pública pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Ao longo de sua carreira, ela desempenhou papéis fundamentais na educação da região, com destaque para sua atuação nas Charqueadas, onde foi professora por sete anos na Escola Estadual de Ensino Fundamental Uruguaiana. 

Em 1985, Alfonsina teve um papel crucial na abertura do Colégio Estadual Doutor Roberval Beheregaray Azevedo, sendo uma das primeiras a lecionar na instituição, antes mesmo de sua inauguração oficial. Na época, a escola funcionava temporariamente na Travessa Augusto Pestana. Quando o Colégio foi oficialmente inaugurado, Alfonsina ajudou na mudança das classes e cadeiras para as novas instalações. Mais tarde, ela assumiu a direção da escola, primeiro como interventora, após ser selecionada por uma lista tríplice nos anos 90. Durante sua gestão, implementou o ensino médio na instituição, que passou de 400 para mais de 3.000 alunos. Ela permaneceu como diretora por seis anos, sendo três deles como vice-diretora. 

Além de sua atuação nas escolas, Alfonsina também foi Vereadora em 2004, pelo PMDB, e tem uma visão clara sobre a política: "Gosto da política, sou bem política, mas não sou politiqueira", afirma. Ela também lecionou Filosofia e Sociologia no Colégio Romaguera, com carga horária de 20 horas semanais, e foi vice-diretora no RC, sendo mais tarde indicada pelo governo estadual para assumir a direção. Após se aposentar das salas de aula em julho de 2024, Alfonsina decidiu dar continuidade à sua carreira na educação, realizando o curso do Qualifica RS, o que a habilitou para o cargo de coordenadora. 

Em sua nova função, Alfonsina assume a 10ª CRE em um momento desafiador para a educação da região. Seu foco principal será melhorar os baixos índices de aprendizagem nas escolas, uma preocupação que já tem demonstrado, especialmente em relação às avaliações externas. Para isso, ela planeja formar uma equipe qualificada, composta por supervisores internos da CRE, para implementar estratégias que melhorem o desempenho dos alunos. 

Outro ponto importante em sua gestão será o fortalecimento das relações humanas dentro do ambiente escolar. Alfonsina acredita no potencial da equipe de educadores da região, que, segundo ela, é altamente qualificada, e pretende dar oportunidade para que os profissionais mostrem um trabalho bem-feito. Além disso, sua gestão também terá foco em combater a evasão escolar, um problema crescente em várias localidades da região. 

Em relação às novas regulamentações, Alfonsina destacou o projeto da lei do celular, que entra em vigor em 2025. A nova legislação proíbe o uso de celulares por alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental e restringe o uso para os alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio, permitindo o uso apenas quando os celulares estiverem guardados. A coordenadora também mencionou a importância de combater o atraso cultural nas escolas e encontrar soluções para que as instituições superem este desafio. 

Alfonsina assume oficialmente a 10ª CRE no próximo dia 28 /11, e promete um trabalho voltado para a melhoria da qualidade da educação na região, com gestão participativa e focada no desenvolvimento integral dos alunos e no fortalecimento da educação pública. Ela substitui Sara Elizeth Duzac Cardoso, que ficou à frente da 10ª CRE por mais de 10 anos.  

 


RS tem o maior percentual de abstenção do país no Enem 2024 Anterior

RS tem o maior percentual de abstenção do país no Enem 2024

Fase regional da 2ª Mostra Científica ocorre em Uruguaiana Próximo

Fase regional da 2ª Mostra Científica ocorre em Uruguaiana

Deixe seu comentário