Exame
RS tem o maior percentual de abstenção do país no Enem 2024
Marcelo Camargo/Agência Brasil imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Comparado com 2023, as ausências foram significativamente maiores
O Rio Grande do Sul registrou a maior taxa de abstenção entre os Estados nos dois dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. No segundo dia de provas, realizado no último domingo, 10/11, 48,6% dos 279 mil inscritos não compareceram aos locais de exame. Já no primeiro dia de aplicação, a abstenção foi de 42,7%. Comparado com 2023, as ausências foram significativamente maiores: no primeiro e segundo dias, as taxas de abstenção foram de 25,8% e 30,9%, respectivamente.
No cenário nacional, a abstenção foi de 26,6% no primeiro domingo, 3/11, e 30,6% no segundo. Houve ainda uma redução no número de ocorrências em relação ao primeiro dia de prova: foram 1.925 participantes eliminados e 1.037 ocorrências logísticas. Embora esses índices tenham sido elevados, houve uma redução em relação ao segundo dia do exame de 2023, quando a abstenção alcançou 32%. No primeiro dia de 2023, a taxa foi de 28,1%.
A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, lamentou o alto índice de ausências no Rio Grande do Sul e destacou que o governo está empenhado em entender as causas dessas abstenções.
“Precisamos investigar melhor as razões por trás desse quadro. Já solicitei uma pesquisa para compreender por que os alunos não compareceram. Isso pode estar relacionado ao impacto emocional das enchentes recentes no Estado, algo que outras regiões do mundo, como Nova Orleans, já vivenciaram em situações similares”, explicou Raquel Teixeira, fazendo referência aos efeitos do furacão Katrina nos Estados Unidos.
A Secretaria de Educação do Estado tem buscado incentivar a participação dos estudantes no Enem com diversas iniciativas, como aulas preparatórias e caravanas itinerantes. Além disso, o governo oferece transporte gratuito para os alunos de 187 municípios onde o exame é aplicado.
‘Pagamos o transporte para que os estudantes possam se deslocar entre as cidades. Oferecemos também kits de apoio nas escolas, que incluem chocolate, maçã, caneta e água. Há aulas de revisão disponíveis no canal da Secretaria no YouTube, e estamos fazendo o possível para motivá-los a participar”, detalhou a secretária.
Apesar da frustração com os altos índices de abstenção, Raquel Teixeira celebrou o aumento de 30% no número de estudantes gaúchos que participaram do Enem em comparação com 2023. Em 2024, 143.420 estudantes realizaram as provas, um acréscimo de 32.911 participantes em relação ao ano passado, quando 110.509 gaúchos fizeram o exame.
Ainda no domingo, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que o gabarito oficial do Enem 2024 será divulgado antes do previsto, que inicialmente seria 20 de novembro.
Deixe seu comentário