BRK Ambiental investe na modernização de hidrômetros
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Como todo aparelho de medição, o hidrômetro (equipamento que registra a quantidade de água consumida) tem tempo adequado de uso e necessidade de substituição periódica. A utilização correta dos hidrômetros é a maneira mais justa para que os clientes possam registrar e acompanhar o volume mensal de água consumido em cada imóvel.
Nesse sentido, uma das obrigações da concessionária dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário de Uruguaiana, a BRK Ambiental, é investir na atualização e modernização dos hidrômetros existentes na cidade. Para isso, a companhia promove ações programadas para a substituição de aparelhos antigos, desgastados e, eventualmente, danificados.
O hidrômetro é um equipamento de precisão que registra o volume de água que passa pelo cavalete de entrada de um imóvel. Indispensável para que a concessionária faço o cálculo do volume de água consumido, o equipamento também permite que o cliente também faça o acompanhamento do consumo e consiga adotar de hábitos conscientes de utilização da água, ação fundamental para a preservação do meio ambiente.
A verificação de consumo de água de cada imóvel é realizada mensalmente pela BRK Ambiental, com a indicação do volume registrado por meio da diferença da leitura atual, em relação à última registrada no mês anterior. Sobre esse volume verificado em metros cúbicos (m³) é aplicada a tarifa correspondente e calculado o valor da fatura mensal. Atenção: 1 m³ (metro cúbico) é o mesmo que 1.000 L (litros).
Qual é a necessidade de trocar esse equipamento?
Com o de tempo de uso e as condições de conservação, o hidrômetro se desgasta internamente e de forma irregular. Como qualquer equipamento de precisão, eles têm uma vida útil indicada pelo fabricante. Os hidrômetros seguem rigorosas normas técnicas de fabricação, com avançada tecnologia e são avaliados e certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), que recomenda a troca em razão do tempo de vida útil do aparelho a cada 5 anos, aproximadamente.
"Além de ser muito importante para que os clientes possam acompanhar e controlar o consumo, ação que contribui com a economia doméstica, o uso de hidrômetros também garante uma importante função social, pois a partir das medições dos aparelhos em todos os domicílios, o poder público e as concessionárias conseguem mapear os hábitos da população, detectar excessos, propor campanhas de conscientização e projetar investimentos futuros no sistema de abastecimento", explica Celmo Barbosa, responsável pela gestão comercial da BRK Ambiental de Uruguaiana.
Fique atento
A troca do hidrômetro também não ocasiona maior consumo de água no imóvel. No entanto, o melhor funcionamento do novo aparelho pode evidenciar vazamentos de pequeno porte que não são perceptíveis nas instalações hidráulicas internas e que, por se tratar de uma perda de água contínua, representa um volume de consumo importante ao final de um mês.
"No primeiro momento, pode parecer um aumento de consumo, porém, na prática, pode ser a medição correta do volume que estava sendo destinado constantemente para aquele imóvel e que não era registrado pelo medidor antigo, por estar sem precisão nas leituras. Esse ponto é fundamental, pois pequenos vazamentos ocultos dentro do imóvel podem ser desprezados pela falta de precisão de um medidor antigo e desgastado. Existem ainda outras possibilidades, como a elevação da temperatura em meses mais quentes, recebimento de visitas ou mudanças de hábitos de consumo. Um equipamento antigo e desgastado, que já não realiza uma leitura precisa, pode mascarar um gasto real alto. O ideal é que o cliente monitore seu consumo regularmente", comenta Celmo.
Os clientes cadastrados nas categorias residencial, residencial-social ou comercial que eventualmente comprovem a identificação e efetivo reparo de vazamento em tubulações internas de seus imóveis terão direito a negociar a revisão do faturamento, o desconto pode ser de até 80% da fatura correspondente. De acordo com a regulamentação vigente, a solicitação deve ser registrada em situações que o consumo registrado foi superior a 100% da média dos últimos 6 meses, limitado a 2 faturas após o pedido formulado pelo cliente. As informações a respeito do tema podem ser obtidas nos canais de atendimento ao cliente disponibilizados pela concessionária.
A BRK Ambiental reforça ainda que garante a qualidade dos hidrômetros instalados, no entanto, cada cliente é responsável pela conservação do equipamento em seu imóvel e, sempre que necessário, pode solicitar a substituição.
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