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Rede Estadual

Seduc realiza Jornada Pedagógica para planejar novo ano letivo

Ilustração/Pexels/Pixabay imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Programação segue até a sexta-feira, e acontece nas escolas

Com a proximidade da volta às aulas na Rede Estadual, marcada para o dia 10 de fevereiro, a Secretaria da Educação (Seduc) promove nesta semana a Jornada Pedagógica 2025, um período de planejamento para o início do ano letivo. O evento começou ontem, 3/2, e se estende até a próxima sexta-feira, 7/2. O evento serve para que professores, gestores, supervisores e demais profissionais da educação se reúnam para organizar e preparar as escolas para o novo ciclo.

Com o tema "Educação Transformadora: O Poder do Trabalho Coletivo na Formação dos Estudantes", a Jornada Pedagógica tem como objetivo dar protagonismo aos docentes, para que eles, em conjunto com suas equipes, definam as melhores estratégias pedagógicas. O evento busca criar um espaço de discussão, troca de experiências e organização das práticas educacionais, com foco em aprimorar a qualidade do ensino e combater a evasão escolar.

As atividades são divididas de acordo com o público-alvo. Ontem, representantes das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) conduziram encontros com diretores e vice-diretores para apresentar os resultados da rede, metas definidas e perspectivas para 2025, além de oferecer formações específicas coordenadas por mentores pedagógicos.

De hoje, 4/2, até a sexta-feira, as ações da jornada serão realizadas presencialmente em todas as escolas estaduais, com o acolhimento de professores e funcionários. Nesta manhã, a secretária de Educação, Raquel Teixeira, fará uma live de boas-vindas, com a participação do neurologista Jaderson Costa da Costa, abordando temas relacionados à educação e ao desenvolvimento humano. No turno da tarde, reuniões internas e discussões estratégicas alinharão as práticas e ações pedagógicas planejadas pelos próprios docentes para o ano letivo.

A partir de amanhã, 5/2, o foco será o planejamento pedagógico. A equipe de supervisores escolares conduzirá atividades que envolverão análise de dados educacionais sobre frequência, evasão e proficiência, além de reflexões sobre métodos para superar lacunas de aprendizagem. Língua Portuguesa e Matemática terão destaque, com debates sobre propostas para personalizar as aulas e atender às necessidades específicas de cada escola, respeitando a autonomia dos professores na definição das abordagens.

A participação presencial de todos os professores é fundamental, conforme sua carga horária atribuída. Aqueles com maior número de horas em uma escola deverão priorizar sua participação nessa unidade, sem deixar de atender às demandas de outras unidades onde também atuem.

Para apoiar o planejamento, a Seduc disponibilizou materiais de apoio, como dados do Sistema Estadual de Educação (ISE) e painéis de monitoramento, que subsidiarão as reflexões e planejamentos realizados pelas equipes docentes. Todas as orientações serão enviadas previamente às escolas e CREs.

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