URUGUAIANA JN PREVISÃO

Conscientização

Dia Livre de Imposto ocorre no final deste mês

Pexels/Ilustrativa - Em 2024, o brasileiro trabalhou até 28 de maio apenas para pagar impostos.

No próximo dia 29 ocorre o Dia Livre de Imposto, um dia em que a carga tributária é zerada e serve para refletir sobre a parcela de impostos que é paga no país. Em 2024, a carga tributária brasileira alcançou 32,3% do PIB, o maior patamar dos últimos 15 anos. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), isso significa que o brasileiro trabalhou até o dia 28 de maio apenas para pagar tributos cobrados pelos governos federal, estadual e municipal. “Foram 149 dias de esforço dedicados exclusivamente ao financiamento do Estado, antes que o cidadão pudesse, de fato, começar a trabalhar para si próprio”. 

O Dia Livre do Imposto existe desde 2003, e é promovido no Brasil pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), por meio da mobilização das CDLs Jovem, presente em 19 Estados, no Distrito Federal e em mais de 100 cidades do país.  

A iniciativa é liderada por jovens empreendedores do varejo que, a partir da filosofia associativista, promovem ações de conscientização tributária com grande impacto público, como fóruns, eventos e comercialização simbólica de produtos sem tributos para mostrar ao consumidor o peso da carga fiscal. 

Origem  

O conceito de Tax Freedom Day nasceu nos Estados Unidos, em 1948, idealizado pelo economista Dallas Hostetler. “A proposta era simples, mas poderosa: se o trabalhador destinasse 100% de sua renda ao pagamento de tributos desde o primeiro dia do ano, em que dia estaria, finalmente, livre para trabalhar para si mesmo?” Esclareceu que a resposta a essa pergunta varia em cada país, a cada ano, mas revela, com precisão, o custo real do Estado para a sociedade. 

No Rio Grande do Sul esse movimento ganha força com o trabalho da CDL Jovem RS. Segundo o deputado, a entidade tem se destacado pela sua capacidade de articulação e formação de novas lideranças para o varejo gaúcho.  

Além disso, há o apoio institucional da Federação Varejista do RS, entidade que congrega as Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul, representando mais de 35 mil CNPJs no estado. 


Dia Livre de Imposto ocorre no final deste mês Anterior

Dia Livre de Imposto ocorre no final deste mês

Atendimento de crianças com doenças respiratórias aumentou 38% Próximo

Atendimento de crianças com doenças respiratórias aumentou 38%

Deixe seu comentário