URUGUAIANA JN PREVISÃO

Amamentação

Serviço oferece suporte a mães e bebês

Raphael Lucado - Posto atende mães que amamentam enquanto projeto do Banco de Leite avança lentamente

O Posto de Coleta de Leite Humano da Santa Casa de Uruguaiana segue atendendo diariamente mães com bebês internados e aquelas que buscam orientação para amamentação, enquanto o projeto para transformar o local em Banco de Leite Humano está em fase de ajustes e análise da Vigilância Sanitária Estadual, sem previsão para funcionar oficialmente. 

Atualmente, o posto oferece suporte a cerca de 20 a 30 mães por mês, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, e aos finais de semana das 9h às 15h. O serviço tem como principal objetivo fortalecer o vínculo entre mãe e filho, garantindo o suporte direto na amamentação. 

Segundo a coordenadora do setor, enfermeira obstetra Márcia Lima, todos os equipamentos necessários para pasteurização e análise do leite já foram adquiridos, mas o local ainda não está autorizado para receber doações externas, operando oficialmente como Posto de Coleta. 

Banco de leite 

O projeto para a criação do Banco de Leite Humano envolve adaptações na estrutura física do espaço e a análise da Vigilância Sanitária Estadual, processo que ainda não tem previsão para ser concluído. A equipe realiza atendimentos diários, principalmente às mães que têm seus bebês internados nas unidades pediátricas da Santa Casa, garantindo apoio e orientação constante. 

Márcia Lima alerta que, por causa de reportagens sobre o projeto, algumas pessoas têm tentado doar leite ao posto, mas isso ainda não é possível. “Neste momento, nosso foco é atuar como Posto de Coleta, porque muita informação confunde a população sobre o funcionamento do Banco de Leite. Ainda não podemos receber doações externas, e já houve casos de pessoas tentando doar leite após reportagens, o que ainda não é possível.” comentou. 


Vacinação contra gripe é liberada para toda a população Anterior

Vacinação contra gripe é liberada para toda a população

INSS começa a devolver valores descontados indevidamente Próximo

INSS começa a devolver valores descontados indevidamente

Deixe seu comentário