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Pré-escola

Projetos de matemática infantil podem receber até R$ 80 mil

Angelo Miguel/MEC - Iniciativas devem ser inscritas até 6 de junho por educadores e instituições públicas.

Profissionais da educação e instituições de ensino público já podem inscrever projetos voltados ao letramento matemático na educação infantil em um edital lançado pelo Itaú Social, com o apoio do Ministério da Educação (MEC). As inscrições seguem abertas até o dia 6 de junho. 

A seleção contempla ações voltadas ao desenvolvimento de habilidades matemáticas em crianças da pré-escola e prevê apoio financeiro de até R$80 mil. O edital, inédito, está disponível na Plataforma de Editais da Fundação Itaú. 

Podem participar professores, coordenadores, diretores de escolas públicas, além de representantes de universidades, centros de pesquisa, organizações da sociedade civil e projetos de extensão universitária que atuem com o ensino de matemática para crianças de quatro a cinco anos. Estudantes de graduação e pesquisadores da área também são elegíveis. 

A chamada pública contempla duas categorias. A primeira, Reconhecimento, busca valorizar práticas já em andamento em unidades públicas de ensino, oferecendo até R$10 mil para iniciativas que possam servir de referência e inspiração. Esses projetos serão reunidos em uma publicação e poderão integrar uma trilha formativa da Escola da Fundação Itaú, que oferece capacitações gratuitas. 

A segunda categoria, Fomento, apoia propostas ainda em desenvolvimento ou a serem iniciadas em parceria com instituições de educação infantil. Nessa modalidade, os projetos podem receber até R$80 mil e contarão com acompanhamento técnico e pedagógico especializado. As ações devem ser concluídas até julho de 2026. 

Entre os critérios de seleção estão a originalidade, o alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a capacidade de reduzir desigualdades educacionais e o potencial de impacto na aprendizagem. 

Segundo o Itaú Social, o objetivo da iniciativa é identificar experiências que fortaleçam as competências matemáticas desde os primeiros anos escolares, fase considerada crucial para o desenvolvimento educacional. 

Matemática na Pré-Escola 

Estudos recentes apontam que as dificuldades dos estudantes brasileiros com matemática começam ainda na infância. No último levantamento do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), apenas 27% dos alunos do país atingiram o nível mínimo de proficiência em matemática — índice bem inferior à média de 69% observada nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 

Apenas 1% dos estudantes brasileiros alcançaram os níveis mais altos de desempenho (níveis 5 e 6), contra média de 9% na OCDE. 

O edital enfatiza a importância da pré-escola, etapa que abrange crianças de 4 e 5 anos, como momento chave para a introdução de conceitos matemáticos por meio de atividades lúdicas, interações sociais e exploração do ambiente. A BNCC estabelece que, nessa fase, os alunos devem ser estimulados a desenvolver noções de contagem, comparação de quantidades, reconhecimento de formas, medidas e proporções. 


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