Mais de 300 mil gaúchos têm até 19 de maio para regularizar situação eleitoral
BUROCRACIA
Licitação do transporte público ainda não tem previsão de data

Camila Dalla Vecchia/JC - Atualmente, o contrato com a empresa Fronteira D’Oeste é emergencial
Uma das principais demandas da última década de Uruguaiana é o transporte coletivo. Funcionando mediante contrato emergencial, a promessa de abertura de um processo licitatório pode parecer próxima de se concretizar, mas de acordo com o secretário da Central de Compras, Elton Melo, ainda existem desafios burocráticos.
Atualmente, a empresa contratada é a Expresso Fronteira D’Oeste, que atua com 15 veículos cobrindo oito itinerários. Por conta dos atrasos e precariedade física dos ônibus, a rede de transporte coletivo foi alvo de recentes críticas, sobretudo por alunos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), já que, em sua maioria, dependem exclusivamente dos ônibus para acessarem o campus.
Segundo o secretário Elton, a licitação está em fase interna. O edital inicialmente preparado pelo Executivo recebeu alguns pedidos de adaptação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). “No momento, o executivo está adequando o edital às exigências do TCE. As informações quanto ao processo, permanecem em sigilo, a fim de manter a isonomia do certame”.
Não há uma previsão de quando a licitação será lançada, mas o Secretário diz que espera seja em breve. “Assim que adequarmos a documentação, realizaremos a publicação do edital, o que esperamos que seja o mais breve possível”, diz.
Melo diz ainda que o funcionamento através de contrato emergencial não gera nenhum custo para o município, já que diferente de outros municípios, não é subsidiado pelo poder público, mas se sustenta através da comercialização das passagens.
Deixe seu comentário