URUGUAIANA JN PREVISÃO

HABEMUS PAPAM

Quem é Robert Francis Prevost, o papa Leão XIV

Reprodução/CNBB - Nascido em Chicago, Illinois, Robert Francis Prevost tem 69 anos, o mais novo papa em 35 anos

O norte-americano Robert Francis Prevost, 69 anos, é o novo papa. Prevost foi eleito no segundo dia de conclave, após quatro escrutínios, na tarde desta quinta-feira, 8/5. Ele escolheu o nome de Leão XIV.

Cerca de uma hora depois de a fumaça branca sair da chaminé, o cardeal protodiácono Dominique Mamberti proclamou "Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam" ("Anuncio-vos uma grande alegria: temos um papa").

Pouco após Mamberti anunciar o nome do novo pontífice, bem como o nome que ele decidiu adotar, o novo papa saiu à sacada em sua primeira aparição, fez a bênção "urbi et orbi" (à cidade e ao mundo), direcionada aos fiéis que se aglomeravam em frente à Basílica de São Pedro, e discursou para o mundo que o acompanhava, seja in loco, seja pelas transmissões televisivas.

Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, ele se torna o primeiro papa norte-americano da história da Igreja e, também, o primeiro pontífice vindo de um país de maioria protestante.

Apesar dessa origem, Prevost construiu grande parte de sua trajetória religiosa na América Latina, especialmente no Peru. Foi lá que se destacou até alcançar os cargos mais altos da Cúria Romana. Ao ser eleito, ocupava duas funções importantes no Vaticano: prefeito do Dicastério para os Bispos — órgão responsável pela nomeação dos bispos de todo o mundo — e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.

Considerado um reformista, tem compromisso com os pobres e migrantes. Em seu primeiro discurso, o papa Leão XIV falou sobre união e diálogo, pregou a paz e deixou claro que seguirá os passos de Francisco. A escolha do nome, aliás, lembra o início das

Quem é o novo papa

Nascido em 14 de setembro de 1955, em Chicago, ele é o mais novo papa em 35 anos. Desde 1990, não há um papa com menos de 70 anos. Filho de Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e de /Mildred Martínez, de ascendência espanhola. Ele tem dois irmãos, Louis Martín e John Joseph.

Membro da Ordem de Santo Agostinho, entrou para a vida religiosa aos 22 anos, no noviciado em St. Louis, e professou os votos em 1981. Segue, assim, os passos de Santo Agostinho — reconhecido pela Igreja como um dos maiores intelectuais cristãos, cuja obra influenciou profundamente a filosofia e a teologia ocidentais.

Formado em matemática, filosofia e teologia, Leão XIV traz consigo um lema significativo: “In Illo uno unum” — “Em um só, nós somos um”. A frase, de um sermão de Santo Agostinho, reforça a busca por unidade e comunhão na diversidade da fé cristã.

Construiu sua carreira eclesiástica principalmente no Peru, onde exerceu funções importantes. É também peruano, tendo obtido a cidadania em 2015. Chegou ao país andino como um jovem missionário agostiniano e, do Peru, partiu como bispo para o Vaticano, para se tornar uma figura central na administração do papa Francisco. Aliás, o agora papa Leão XIV era bastante próximo de Francisco.

Em 2023, recebeu o título de cardeal — função que ocupou por menos de dois anos antes de se tornar papa, algo raro na Igreja moderna. Durante a internação de Francisco, Prevost foi o responsável por liderar uma oração pública no Vaticano pela saúde do então pontífice.

A escolha do nome

Robert Francis Prevost escolheu o nome pontifício Leão XIV para marcar seu papado. Para especialistas, a decisão sinaliza um compromisso do pontífice com a justiça social, alinhado à proposta do papa Francisco.

O nome nos remete a Leão XIII, que liderou a Igreja Católica de 1878 a 1903, E lançou as bases do pensamento social católico moderno, especialmente com sua encíclica Rerum Novarum, de 1891.

"Nos enche de alegria e esperança", diz bispo sobre escolha do Papa Leão XIV

O bispo de Bagé, frei dom Cleonir Dalbosco, manifestou sua alegria e emoção com a escolha do novo líder da Igreja Católica, o Papa Leão XIV, anunciada nesse dia 8 de maio. Segundo o bispo, a escolha representa um novo tempo de luz e compromisso com os ensinamentos do Evangelho.

"Estou muito feliz, emocionado com a escolha do novo Papa da nossa Igreja, Leão XIV. Estávamos na expectativa, rezando, pedindo a Deus que nos desse um novo Papa. E fomos agraciados com ele", afirmou dom Cleonir.

O bispo diz acreditar que o novo pontificado será guiado por uma profunda espiritualidade e missão evangelizadora. Para ele, o Evangelho será o alicerce do trabalho de Leão XIV, que deverá conduzir a Igreja com vida, amor e esperança.

"Desde o momento da aparição e também, conhecendo o histórico de vida e missão, podemos esperar um pontificado iluminado, balizado pelo Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. O Evangelho será a grande fonte de sustentação e luz para Leão XIV e para toda a nossa Igreja. Podemos esperar e ajudar a construir um pontificado cheio de vida, amor e esperança”, opinou.

Dom Cleonir também destacou a continuidade em relação ao Papa Francisco, e chamou atenção para o fato de Leão XIV pertencer à ordem de Santo Agostinho.

"O Papa Leão XIV vai dar continuidade, não só ao pontificado de Francisco, mas de toda a Igreja que tem mais de dois mil anos. Leão XIV é o Papa de número 267. Nosso novo Papa vem de uma congregação religiosa, Santo Agostinho, que já tem uma espiritualidade muito forte na vida e na missão da Igreja", contextualizou.

"A experiência missionária, principalmente no Peru, pode ser uma das grandes características do novo Pontífice. Certamente, terá outras tantas", acrescentou o bispo.

Sobre o nome escolhido pelo novo Papa, dom Cleonir apontou o simbolismo por trás da escolha:

"O nome escolhido pelo Papa é um símbolo importante que reflete sua identidade e visão. Muitos optam por nomes de predecessores que admiram ou desejam homenagear, como sinal de continuidade ou inspiração", elucidou.

A idade do novo Papa, 69 anos, também chamou atenção. Para o bispo de Bagé, trata-se de alguém jovem para os padrões do pontificado, mas já com ampla experiência e preparo:

E mencionou a trajetória do novo Papa como padre, bispo, superior da congregação e prefeito do Dicastério para os Bispos, o que demonstra que ele está pronto.

"Podemos dizer que é um homem preparado. Sua missão como padre, bispo, superior da congregação e, também destaco o seu ministério atual, prefeito do Dicastério para os Bispos, onde ele atuava como prefeito - é um órgão importante da Cúria Romana, responsável por assessorar o Papa na escolha dos novos bispos. Essas e outras características, que vamos descobrindo com o tempo, nos dá clareza e confiança no Pontificado de Leão XIV", enfatizou.

Ao comentar a primeira fala pública de Leão XIV, dom Cleonir ressaltou duas frases que, segundo ele, sintetizam a mensagem inicial do novo Papa:

"'A paz esteja com todos vocês', é a expressão do ressuscitado. E uma segunda frase que gostaria de destacar, também no primeiro pronunciamento do nosso Papa, foi 'o mal não vai prevalecer, estamos todos nas mãos de Deus'.  Acredito que essas duas frases, no início do seu pontificado, nos enchem de alegria e esperança".

Quem é Robert Francis Prevost, o papa Leão XIV Anterior

Quem é Robert Francis Prevost, o papa Leão XIV

Município realiza campanha de vacinação contra HPV Próximo

Município realiza campanha de vacinação contra HPV

Deixe seu comentário