Projeto de Lei 'inconstitucional' é apresentado pela terceira vez
Saúde pública
Nova Esperança II recebe mutirão veterinário
Na manhã desta quinta-feira, 28/1, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema) realizou um mutirão no bairro Nova Esperança II para análise de doenças em animais de rua localizados na área. O trabalho, denominado Mutirão do Bem-Estar Animal, foi feito em parceria com integrantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e residentes do curso de Medicina Veterinária da Unipampa. O mutirão teve início no Ceane e percorreu algumas ruas do bairro.
De acordo com a secretária-adjunta da Sema, Sheila Ripoll, foi constatado pelas equipes e pelos moradores a necessidade de verificação da qualidade dos animais que estão na rua e que transitam na área. "Há indícios de várias doenças na região. Os animais foram cadastrados e tiveram amostras de sangue coletada para análise dessas doenças", afirmou. Segundo relato das equipes, os animais se encontram em visível estado de desnutrição, foram examinados e serão tratados.
Além do bem-estar animal, a equipe da Vigilância Ambiental em Saúde, que integra a SMS, começou o processo de mapeamento para analisar a situação do bairro. Os trabalhos visam o controle das zoonoses, que são as doenças transmitidas de animais para homens e dos homens para animais. Os residentes de Medicina Veterinária da Unipampa foram coordenados pelo professor Tiago Gallina.
Esse foi o primeiro mutirão realizado em 2021. O próximo vai acontecer em março em bairro ainda a ser definido.
Deixe seu comentário