URUGUAIANA JN PREVISÃO

Saúde pública

Nova Esperança II recebe mutirão veterinário

Na manhã desta quinta-feira, 28/1, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema) realizou um mutirão no bairro Nova Esperança II para análise de doenças em animais de rua localizados na área. O trabalho, denominado Mutirão do Bem-Estar Animal, foi feito em parceria com integrantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e residentes do curso de Medicina Veterinária da Unipampa. O mutirão teve início no Ceane e percorreu algumas ruas do bairro. 

De acordo com a secretária-adjunta da Sema, Sheila Ripoll, foi constatado pelas equipes e pelos moradores a necessidade de verificação da qualidade dos animais que estão na rua e que transitam na área. "Há indícios de várias doenças na região. Os animais foram cadastrados e tiveram amostras de sangue coletada para análise dessas doenças", afirmou. Segundo relato das equipes, os animais se encontram em visível estado de desnutrição, foram examinados e serão tratados.

Além do bem-estar animal, a equipe da Vigilância Ambiental em Saúde, que integra a SMS, começou o processo de mapeamento para analisar a situação do bairro. Os trabalhos visam o controle das zoonoses, que são as doenças transmitidas de animais para homens e dos homens para animais. Os residentes de Medicina Veterinária da Unipampa foram coordenados pelo professor Tiago Gallina.

Esse foi o primeiro mutirão realizado em 2021. O próximo vai acontecer em março em bairro ainda a ser definido.


Retomados voos no Aeroporto Ruben Berta Anterior

Retomados voos no Aeroporto Ruben Berta

Uruguaiana celebrará dia de Navegantes com carreata Próximo

Uruguaiana celebrará dia de Navegantes com carreata

Deixe seu comentário