Projeto de Lei 'inconstitucional' é apresentado pela terceira vez
ECONOMIA
Projeto irá contemplar famílias com fornecimento de energia solar
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Representantes da concessionária Rio Grande Energia (RGE) responsáveis pela energia local se reuniram como vice-prefeito, José Fernando Tarragó na manhã desta quarta-feira, 24/2. Foram apresentados os projetos que já estão beneficiando famílias do município, através de ações de eficiência energética. Estima-se que os projetos irão abranger 650 famílias com a instalação de aquecedores solares e trocadores de calor, somando um total de R$ 1,4 milhão investido.
O uso dos aquecedores solares impactará diminuição do consumo do chuveiro elétrico na fatura de energia. Esses equipamentos utilizam o calor do sol para esquentar um fluído que passa pelas placas solares. A função do fluído é absorver calor e circular dentro do reservatório de água sem se misturar a ela, ajudando no aquecimento da água para o banho. Esta água aquecida será, então, direcionada para o chuveiro da residência.
Os trocadores de calor conhecidos como chuveiros inteligentes, buscam reduzir os custos das faturas de energia em até 50% economizando, em média, de 15 mil litros de água por ano. O sistema também possui uma resistência blindada e sua plataforma é feita de aço inox, o que aumenta a sua vida útil.
Ao todo 500 residências serão contempladas com trocadores de calor e outras 150 com aquecedores solares. Não existe cadastro prévio para recebimento dos equipamentos, os consumidores beneficiados são selecionados pela RGE, através de lista de famílias cadastradas junto ao CadÚnico (Bolsa Família) pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDESH) e visitados para confirmar se atendem as necessidades técnicas de instalação.
A reunião de anúncio do investimento ocorreu na Prefeitura Municipal de Uruguaiana e teve ainda a presença dos secretários de meio ambiente, sustentabilidade e bem estar animal, Wagner 'Mano Gás' Garcia e Maykol Garcia Goulart; a secretária de desenvolvimento social, Soraya Salomão; a secretária de saúde, Thaís Aramburu; o presidente da Câmara Municipal, Carlos Delgado; os analistas de Eficiência Energética da RGE, Odair Deters, Letícia Dotta Rech e Eder Hoffmann; o consultor de negócios da RGE na região, Thiago Oliveira Paz, e o coordenador de campo da RGE, Rogério Volcan.
Deixe seu comentário