Projeto de Lei 'inconstitucional' é apresentado pela terceira vez
controlado
Proliferação de algas deixa verde as águas da Barragem Sanchuri
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A comunidade de Barragem Sanchuri e proximidades se surpreendeu na sexta-feira, 19/2, ao se deparar com a água no local apresentando coloração verde. Os moradores acionaram a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que esteve no local, assim como a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). A BRK Ambiental, concessionária de água e esgoto no município, também foi acionada pela Secretaria e auxiliou na identificação do fenômeno.
Além da coleta de amostras, a BRK promoveu uma varredura no trecho do rio entre a Barragem e a estação de captação de água por barco e com o uso de drones. Em nota, a concessionária disse que "com o conjunto de informações coletadas, os órgãos ambientais identificaram que a ocorrência teria origem por um fenômeno de proliferação de algas".
O supervisor da Secretaria de Meio Ambiente, biólogo Maykol Goulart, explica que foi constatado nível baixo de oxigênio na água e alta condutividade, somadas com grande quantidade de matéria orgânica, o que causa o aumento na proliferação das algas. De acordo com ele, não há indícios de materiais químicos ou líquidos industriais na água. O especialista também explicou que o fenômeno não tem efeitos na água que é consumida. "Ao chegar no Rio Uruguai, esses níveis voltaram ao normal e, portanto, não causaram nenhum tipo de dano", garante.
Ao longo do final de semana, a BRK Ambiental manteve as atividades de monitoramento no local e, na manhã de sábado, 20/2, a situação da água no interior da barragem apresentava cenário bastante diferente, em que não se percebia mais alteração de coloração. A empresa também ressaltou o fenômeno não teve impacto na qualidade da água servida aos usuários.
Deixe seu comentário