URUGUAIANA JN PREVISÃO

Doenças virais

Secretaria de Saúde cria COE das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A secretária da saúde, Arita Bergmann, autorizou a criação do Centro de Operações de Emergências (COE) das arboviroses - dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela, doenças virais transmitidas por mosquitos, principalmente o Aedes Aegypti.

A ação considera a confirmação pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) de 43 casos de chikungunya no município de São Nicolau e o aumento nos casos de dengue em todo o Estado, especialmente nas regiões de Erechim, Santo Ângelo, Santa Cruz do Sul e Lajeado. Durante a semana, está programada a publicação de um novo boletim epidemiológico divulgando os últimos casos. "Não podemos desconsiderar a gravidade da dengue, da chikungunya e das outras arboviroses por causa da covid. O Estado vive uma segunda epidemia, tão grave quanto à covid", disse a secretária Arita.

A chefe da Divisão de Vigilância Ambiental, do Cevs, Aline Campos, explicou que muitas ações contra o mosquito Aedes Aegypti foram suspensas ou diminuídas em função da pandemia de covid. Isto pode ter agravado a situação atual dos índices de infestação do inseto, assim como favoreceu diagnósticos tardios. O COE será formado para auxiliar os municípios por meio de capacitações de vigilância, reuniões, sensibilizar a rede de atenção à saúde quanto à vacina da febre amarela, do diagnóstico correto e da notificação oportuna, entre outras ações. Será produzido pela equipe técnica da SES um guia prático aos municípios de como qualificar os serviços e a prevenção destas doenças, agregando sugestões de estratégias bem-sucedidas, integração de outras instituições, comunicação e outas.

A Secretaria também reforçou a necessidade de todos os moradores do Rio Grande do Sul com idade entre 9 meses e 59 anos se vacinem contra a febre amarela. O vírus está circulando no Estado "provavelmente desde dezembro ou janeiro, vindo de Santa Catarina", de acordo com o biólogo do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Marco Antonio Barreto de Almeida. O que sinaliza a presença do vírus é encontrar macacos mortos pela doença.


Sindimercosul tem novo presidente Anterior

Sindimercosul tem novo presidente

Prazos de serviços de trânsito estão novamente suspensos Próximo

Prazos de serviços de trânsito estão novamente suspensos

Deixe seu comentário