Projeto de Lei 'inconstitucional' é apresentado pela terceira vez
Coronavírus
Uruguaiana receberá 1 017 doses da vacina
A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é de que a vacina contra o coronavírus chegue ainda nesta quarta-feira, 20/1, a Uruguaiana. Nesta segunda-feira, 18/1, os estados receberam o material que posteriormente será encaminhado para as coordenadorias e na sequência aos municípios. De acordo com o Governo do Estado, a 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) irá receber quatro mil doses. No final da tarde desta segunda, em reunião online com os secretários de saúde e coordenadores regionais, a CRS informou que Uruguaiana receberá 1 017 doses da vacina.
A Prefeitura salientou que está com a logística local preparada, sendo que os trabalhadores do setor de Saúde, cerca de 1800, serão os primeiros a receberem as doses. As vacinas serão distribuídas entre Santa Casa, Secretaria de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e postos de atendimento do Exército e serviços de pronto atendimento. As vacinas, nesta etapa de atendimento aos profissionais em Saúde, serão aplicadas por seis equipes volantes durante a semana e no final de semana, no ambulatório do hospital e na sala de vacina da Secretaria de Saúde.
"Não sabemos quantas vacinas virão neste primeiro momento, mas podemos afirmar que ao longo de todas as etapas, os profissionais da Saúde serão os primeiros a serem imunizados, conforme cronograma da Secretaria de Saúde", ressaltou a secretária de Saúde, Thaís Aramburu.
De acordo com a Prefeitura, a SMS já tem os nomes das primeiras pessoas a serem vacinadas. No entanto, os nomes ainda não serão divulgados para ser "surpresa", segundo o Executivo.
Rio Grande do Sul
Ao Rio Grande do Sul, foram enviadas por avião 311.680 doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan feita em parceira com o laboratório Sinovac, para os grupos prioritários (profissionais da saúde da linha de frente e idosos que vivem em instituições de longa permanência) e outras 30.120 à população indígena. A primeira pessoa a receber a vacina no Estado será uma profissional da saúde.
Primeira vacinada do Brasil
Neste domingo, 17/1, foi vacinada a primeira pessoa no Brasil. Trata-se da enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, que trabalha na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo.
Deixe seu comentário