URUGUAIANA JN PREVISÃO

JUNHO VERDE

Uruguaiana recolheu mais de 130 toneladas de resíduos eletrônicos desde 2023

Dara Verfe - As ações contribuíram para o debate sobre o cuidado com o meio ambiente e o futuro que queremos ter.

Entre 2023 e 2024, Uruguaiana coletou aproximadamente 120 toneladas de resíduos eletrônicos por meio de campanhas de coleta seletiva. Em 2025, na primeira edição do ano, foram 12,5 toneladas. Os dados são da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Semas), responsável pela campanha Junho Verde no município. Nesta quarta-feira, 6/6, a pasta realizou mais uma edição do Dia D de coleta, das 10h às 17h, no Parque Dom Pedro II (Parcão). 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente Maykol Goulart, os números, porém, somente serão contabilizados nos próximos dias. A expectativa, porém, é de que superem os números da primeira edição de 2025 e alcance a 20 toneladas. 

A coleta incluiu eletrônicos, lâmpadas, pilhas, óleo de cozinha usado e pneus. Também foram doadas 60 mudas de árvores. A ação contou com a parceria de instituições como Sesc, Senac, Sindilojas, IFEP RS, Bio Geração, Natusomos, Reciclanip e Reciclus. 

Segundo Goulart, os eletrônicos recolhidos abrangem itens da “linha branca” — geladeiras, fogões, máquinas de lavar — além de computadores, estabilizadores e outros eletrodomésticos. O material é encaminhado a Horizontina para destinação ambientalmente adequada. Goulart ressaltou que, em média, cada edição da campanha remove cerca de 17 toneladas de eletrônicos e entre 200 e 300 litros de óleo de cozinha, evitando a contaminação de até 300 mil litros de água. 

A equipe de educação ambiental da Semas, atualmente com quatro integrantes, acompanha todo o processo e orienta a população. O município conta com duas empresas licenciadas para o recolhimento permanente de eletrônicos. “O engajamento da comunidade tem sido positivo. É preciso reforçar continuamente a importância da causa, mas a adesão tem sido significativa”, avaliou o secretário. 

As ações fazem parte do Junho Verde, campanha nacional de conscientização instituída pela Lei nº 14.393/2022, que promove práticas sustentáveis e a preservação ambiental. O ponto alto ocorre em 5/6, Dia Mundial do Meio Ambiente, quando as atividades são intensificadas em todo o país. Neste ano, o tema definido pela ONU destaca a restauração da terra e o combate à desertificação. 

Aeroporto realiza ação de limpeza nas margens do Rio Uruguai Anterior

Aeroporto realiza ação de limpeza nas margens do Rio Uruguai

Varal Solidário amplia calendário após alta procura Próximo

Varal Solidário amplia calendário após alta procura

Deixe seu comentário