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Aeroporto
Concessão do Rubem Berta deverá ser vendida

Divulgação/CCR Aeroportos - Transferência pode gerar novos investimentos no aeroporto
O Aeroporto Rubem Berta, um dos principais terminais da fronteira do estado, está entre os 17 aeroportos que poderão passar para a administração de novos grupos privados nos próximos meses. A mudança ocorre após a Motiva Infraestrutura de Mobilidade S.A. (antiga CCR Aeroportos) anunciar sua decisão de se desfazer de todas as concessões aeroportuárias que atualmente detém.
A empresa optou por redirecionar sua atuação para áreas consideradas mais estratégicas, priorizando investimentos em concessões rodoviárias estaduais e federais. Com isso, os aeroportos sob sua responsabilidade no Brasil e no exterior devem ser transferidos a novos operadores em uma venda consolidada, cujo valor pode ultrapassar os R$6 bilhões.
Uruguaiana figura entre os principais ativos da Motiva na região sul do país, ao lado dos aeroportos de Pelotas e Bagé. A expectativa é que o terminal, responsável por conectar a fronteira com outras regiões do Brasil e países vizinhos, atraia o interesse de operadores internacionais com forte presença no setor aeroportuário.
Entre os grupos cotados estão a Vinci Airports, da França, a alemã Fraport e a suíça Zurich Airport, que já atua no Brasil. Além do fundo de investimentos australiano Macquarie.
A mudança pode representar uma nova fase para o aeroporto de Uruguaiana, que desempenha papel estratégico no escoamento de cargas e no transporte de passageiros, especialmente devido à sua localização privilegiada junto à fronteira com a Argentina e o Uruguai.
Estratégia da Motiva
Enquanto se prepara para deixar o setor aeroportuário, a Motiva reforça seu posicionamento no segmento rodoviário. Recentemente, a companhia comunicou ao mercado que permanecerá no controle da Concessionária de Rodovias Sul-Matogrossense S.A. (MSVia), responsável pela administração da BR-163/MS.
A decisão veio após o insucesso na tentativa de vender a totalidade das ações da MSVia em um processo competitivo realizado com a participação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Com a permanência no controle da MSVia, a Motiva assinará um aditivo contratual que estende a concessão da BR-163 por mais 29 anos, garantindo a continuidade dos serviços e a modernização da infraestrutura, conforme aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Esse movimento faz parte da estratégia de concentrar recursos em setores onde a empresa vê maiores oportunidades de crescimento e rentabilidade, deixando para trás a operação direta de aeroportos, incluindo o de Uruguaiana.
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