URUGUAIANA JN PREVISÃO

Repercussão geral

STF confirma competência de guardas municipais para fazer policiamento

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil/Arquivo imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Controvérsia estava em torno da interpretação do Artigo 144, da Constituição, que diz que municípios podem criar guardas destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações

Na quinta-feira, 20/2, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou um recurso protocolado pela Câmara Municipal de São Paulo para derrubar a decisão do Tribunal de Justiça que julgou inconstitucional o trecho da Lei Municipal 13 866/2004, que fixou a competência da Guarda Civil Metropolitana para realizar o trabalho de policiamento. O STF confirmou que as guardas municipais podem realizar policiamento ostensivo nas vias públicas.

A controvérsia da questão estava em torno da interpretação do Artigo 144, da Constituição. O dispositivo definiu que os municípios podem criar guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações.

De acordo com entendimento da maioria dos ministros, a guarda municipal pode atuar em ações de segurança pública, além da função de vigilância patrimonial, mas deve respeitar as atribuições das polícias Civil e Militar, como não atuar como polícia judiciária, por exemplo.

Ao final do julgamento, foi definida a seguinte tese, que valerá para todo o país: "É constitucional, no âmbito dos municípios, o exercício de ações de segurança urbana pelas guardas municipais, inclusive o policiamento ostensivo comunitário, respeitadas as atribuições dos demais órgãos de segurança pública previstas no artigo 144 da Constituição Federal e excluída qualquer atividade de polícia judiciária, sendo submetidas ao controle externo da atividade policial pelo Ministério Público, nos termos do artigo 129, inciso 7º, da Constituição Federal", definiu o STF.

No entanto, ,decisão esclarece que as atribuições das guardas municipais não são semelhante às das polícias Civil e Militar, e que guardas devem “respeitar as atribuições das polícias Civil e Militar”, além de serem submetidas ao controle externo pelo Ministério Público.

STF confirma competência de guardas municipais para fazer policiamento Anterior

STF confirma competência de guardas municipais para fazer policiamento

STF forma maioria para validar júri e condenação dos réus Próximo

STF forma maioria para validar júri e condenação dos réus

Deixe seu comentário