Inovação
Jus.br integra novos serviços ao portal
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Lançado em dezembro passado portal teve novos serviços adicionados nesta semana
A partir desta semana, o Portal de Serviços do Poder Judiciário, Jus.br, passou a disponibilizar seis novos serviços: Sistema de Apresentação Remota e Reconhecimento Facial (Saref), Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud), Sistema de Perícias Judiciais (Sisperjud), Sistema Nacional de Gestão de Bens (SNGB), Delegação de Perfis e Serviço de Notificações.
Lançado em dezembro passado, pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, o Jus.br é “a cara única e porta de entrada para os serviços disponibilizados pela Justiça brasileira”. Ele foi desenvolvido em parceria entre o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
O portal centraliza e integra sistemas judiciais de tribunais brasileiros. Com isso, assegura sua interoperabilidade, facilita a comunicação entre os atores do Poder Judiciário e simplifica o acesso e a utilização desses sistemas. O objetivo é otimizar processos e promover transparência, além de garantir a segurança, a agilidade e a eficiência da prestação jurisdicional. “Com a disponibilização das novas funcionalidades, o Jus.br já conta com 19 serviços para magistrados, servidores, advogados e cidadãos. É mais um passo rumo à transformação digital e à melhoria constante da prestação jurisdicional no país”, afirma o juiz auxiliar da Presidência do CNJ e coordenador do Programa Justiça 4.0, Alexandre Libonati Abreu.
Conheça os novos serviços.
Saref
Sistema que permite que pessoas apenadas em regime aberto ou livramento condicional se apresentem ao juízo de forma remota. Com ele, os jurisdicionados fazem a apresentação pelo celular com acesso à internet, por meio de reconhecimento facial e tecnologias de georreferenciamento/GPS. Está disponível no Jus.br para magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário, bem como para advogados, advogadas, cidadãos e cidadãs.
Sisbajud
Sistema de comunicação eletrônica entre o Poder Judiciário e instituições financeiras e demais entidades autorizadas a funcionar pelo Banco Central. Permite cadastrar ordens judiciais para bloqueio de valores e requisição de informações. Está disponível no Jus.br para magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário.
Sisperjud
Sistema que automatiza os pedidos de quesitos, curadorias e pareceres de perícias médicas, necessárias para os processos de concessão ou restabelecimento de benefícios previdenciários. Está disponível no Jus.br para magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário, bem como para advogados, advogadas, cidadãos e cidadãs.
SNGB
Sistema de gestão e rastreamento de bens apreendidos, que permite o cadastro, a consulta e a baixa de bens apreendidos, centralizando a gestão desses bens. Oferece segurança, rastreabilidade, transparência e controle do início ao fim do processo, otimizando a administração judicial. Está disponível no Jus.br para magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário.
Delegação de Perfis
Sistema que centraliza o processo de delegação e autorização de permissões concedidas por magistrados a servidores para utilização de sistemas eletrônicos nos tribunais. Está disponível no Jus.br para magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário.
Serviço de Notificações
Centraliza o recebimento de eventos gerados nos serviços da Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ-Br) e sua entrega em forma de mensagens a usuários e sistemas. Está disponível no Jus.br para magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário.
Adesão dos tribunais
Embora o Jus.br represente avanço significativo na centralização do acesso aos serviços do Poder Judiciário, a plena utilização de todas as suas funcionalidades depende da integração dos tribunais aos sistemas. Até o momento, a adesão não foi concluída por todos os órgãos, o que pode indisponibilizar temporariamente alguns serviços, como o acesso ao Domicílio Judicial Eletrônico, ao Diário de Justiça Eletrônico Nacional (DJEN) e ao peticionamento intercorrente. Conforme determinação da Presidência do CNJ, os tribunais têm até 31 de janeiro de 2025 para concluir as adequações necessárias.
Os tribunais que já integraram seus sistemas processuais ao peticionamento intercorrente no Jus.br são: STF, STJ, TRF-3, TJDFT, TJES, TJMS, TJMT, TJPB, TJPE, TJRN, TJRO e TJRR.
Há três perfis distintos dentro da plataforma: para cidadãos, para a advocacia, e para magistrados e servidores do Judiciário. Todos os usuários podem favoritar seus serviços e sistemas de processo eletrônico mais utilizados dentro da plataforma, personalizando suas experiências e tornando o uso do portal mais ágil e eficiente. O Jus.br disponibiliza ainda notícias mais recentes, avisos aos usuários e informações e links para os sites oficiais de todos os tribunais e conselhos de justiça do Brasil. Ao acessar o portal, o usuário pode fazer uma navegação guiada para compreender como utilizá-lo.
Programa Justiça 4.0
Iniciado em 2020, o Programa Justiça 4.0 é fruto de um acordo de cooperação firmado entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com apoio do Conselho da Justiça Federal (CJF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Seu objetivo é desenvolver e aprimorar soluções tecnológicas para tornar os serviços oferecidos pela Justiça brasileira mais eficientes, eficazes e acessíveis à população, além de otimizar a gestão processual para magistrados, servidores, advogados e outros atores do sistema de justiça.
BOX
Serviços disponíveis para cada perfil
Cidadãos e cidadãs
Consulta processual unificada
Pré-cadastro no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA)
Consulta ao BNP/PangeaBNP
Acesso ao Saref e ao Sisperjud
Advocacia
Consulta processual unificada
Peticionamento intercorrente
Consulta a “Minhas Petições”
Consulta a “Minhas Comunicações Processuais”, incluindo DJEN e Domicílio Judicial Eletrônico
Acesso ao Saref e ao Sisperjud
Magistrados e servidores do Judiciário
Consulta processual unificada
Acesso a SNA, Saref, Sisbajud, Sisperjud, SNGB, Delegação de Perfis e Serviço de Notificações
Deixe seu comentário