URUGUAIANA JN PREVISÃO

Volta às aulas

'Não há diálogo ou condições sanitárias', diz Cpers

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa realizou audiência pública para debater o retorno às aulas nas escolas do Estado do Rio Grande do Sul. A pauta girou em torno das condições sanitárias, equipamentos de proteção individual, testagem de professores, funcionários e alunos. 

O encontro reuniu quase 200 pessoas, entre parlamentares, professores, funcionários de escola, estudantes, pais e representantes de entidades. A posição quase unânime dos participantes é de que que não há condições sanitárias para voltar nesse momento.

A vice-presidente do CPERS - Sindicato, Solange Carvalho, disse que em nenhum momento o governo de Eduardo Leite (PSDB) chamou a entidade para dialogar sobre o assunto. "Somos parte essencial deste debate, pois somos nós que estaremos trabalhando nas escolas, na linha de frente. Sabemos que o ano não foi perdido, pois estamos com as aulas remotas. O governo deveria estar preocupado com o retorno em 2021. A volta às aulas nesse momento pode se tornar um genocídio", defendeu Solange.

A educadora também falou da falta da estrutura das escolas, destacando a carência de recursos humanos e de verba para compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). "O governo quer dividir a responsabilidade com prefeitos, direções de escola e pais. Se não há risco para volta por que os pais terão que assinar um termo de responsabilidade? Colocar nesse momento as crianças e educadores em risco é irresponsabilidade", frisou.

A vice-presidente afirmou que vários educadores foram contaminados durante os plantões escolares, e alguns vieram a óbito. "Como será a volta, quem vai se responsabilizar? Se houver surto, será culpa dos Comitês Operacionais de Emergência em Saúde (COE), das direções das escolas? A questão psíquica dos estudantes e educadores como fica? Estão todos temerosos em voltar. O governo tem que ser sensível aos país que na pesquisa mostraram que mais de 80% não querem a voltar", destacou. "Queremos trabalhar e estamos trabalhando muito com as aulas remotas. Nós queremos voltar, mas não temos segurança sanitária nesse momento", finalizou.


PSL apresenta impugnação contra Democratas Anterior

PSL apresenta impugnação contra Democratas

TSE firma parceria com Facebook e WhatsApp para combate à desinformação Próximo

TSE firma parceria com Facebook e WhatsApp para combate à desinformação

Deixe seu comentário